Hoje vamos explicar afinco esses dois termos e como gerar no seu marketplace! Você vai compreender melhor o que é preciso para atrair vendedores (oferta) para o seu marketplace e, encontrar clientes que desejem comprar os produtos ou serviços oferecidos (demanda), bora lá?
Segundo o relatório Webshoppers, 84% dos lojistas brasileiros, por sua vez, fazem vendas em sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas e Amazon. E a perspectiva daqui pra frente é muito boa, segundo um levantamento realizado recentemente pelo MCC-ENET- que estuda tendências de consumo, é de que, no Brasil, o setor cresça 56% até 2024!
Dá pra ver que o mercado de marketplace no Brasil e no mundo apresenta resultados bastante positivos. Mas vamos ao nosso assunto principal: Você já ouviu falar que determinado produto está em falta no mercado? Percebeu que alguns produtos, durante a pandemia, aumentaram exageradamente de preços? Esses fenômenos podem ser explicados através da Lei da Oferta e Demanda.
A lei da oferta e demanda, também conhecida como lei da oferta e da procura, é a relação proporcionalmente inversa entre o preço e a procura. A lógica é que quando a demanda de determinado produto ou serviço aumenta, sem que a oferta sofra alteração, os preços ficam elevados.
Então vamos imaginar que na cidade cresceu bastante e o número de hamburguerias gourmet continuou sendo o mesmo. Neste caso, os estabelecimentos passaram a ter mais clientes do que eles conseguiam atender e puderam aumentar os preços, simples assim!
A oferta se refere à quantidade que os vendedores querem e estão dispostos a vender um produto, portanto, a oferta é decidida pelos vendedores. Já a demanda se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a comprar determinado bem, ou seja, a demanda é decidida pelos consumidores.
Para se ter sucesso em um
marketplace vai depender muito de uma sincronização entre a oferta e a demanda, para não desengajar uma das partes e comprometer o resultado final. Se você conseguir atrair oferta e demanda, e receber feedbacks positivos dos clientes e vendedores, estará no caminho certo para criar um marketplace de sucesso.
Para construir a oferta da sua
plataforma, você deve atrair vendedores, lojistas ou prestadores de serviços qualificados para oferecerem seus itens ou serviços aos clientes dentro do seu shopping virtual. Uma boa oferta vai atrair uma boa demanda, que são basicamente seus clientes, isto é, quem irá comprar ou consumir a oferta de alguma forma.
Em um resumão maroto: para ter clientes compradores, o marketplace precisa de vendedores em sua plataforma. Para atrair vendedores, precisa haver demanda de compradores. Um não existe sem o outro! Óh, caso de amor!
Então, o primeiro é saber se a oferta e a demanda estão alinhadas. Usando os rankings de buscas e de vendas da categoria, analisamos e comparamos as palavras-chave mais pesquisadas e os anúncios com mais vendas para verificar se o que os compradores procuram coincide com o que é o mais vendido.
Os preços podem ser usados como uma maneira de aumentar a demanda de determinado produto ou serviço. Porém, ele não é o único mecanismo, existe também a publicidade que é grande influenciadora em relação à procura de determinado bem ou serviço. O nosso dia a dia mesmo está cheio de exemplos de como a lei da oferta e demanda age e você pode sim aproveitar isso no seu marketplace: datas como dia das mães, dia dos namorados, cresce o interesse em artigos específicos relacionados, festas de fim de ano, ou alguma época em que são procurados produtos em determinados períodos do ano, como, por exemplo, os alimentos típicos de festas juninas.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre oferta e demanda. Mas isso é apenas o começo! Se você conseguir atrair oferta e demanda, e receber feedbacks positivos dos clientes e vendedores, tá no caminho certo! Mas ainda podemos te ajudar e esclarecer suas dúvidas relacionadas a marketplace!
Então, que tal escalar a sua operação, utilizando uma
plataforma de marketplace pronta e customizável?
R. Fidêncio Ramos, 302, 5º andar - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-010