Quanto custa criar um marketplace?
Saber quanto custa criar um marketplace é fundamental para você que deseja empreender neste segmento.
O investimento médio pode variar de:
- 10 mil reais até 100 mil reais de Setup (investimento inicial)
- 21 mil reais até 50 mil reais mensais.
Esta variação depende de fatores internos e externos do negócio.
Alguns desses fatores são:
- Plataforma de venda e Painel do seller
- Equipe
- Investimento em marketing
- Estratégia de lançamento.
Neste artigo vamos te apresentar quais são os custos principais pra ficar de olho na hora de montar seu marketplace.
Neste estudo estamos considerando que você deseja criar um marketplace com pouca grana.
E quer vender para o público externo.
Tabela com os gastos mais importantes ao criar um marketplace
Fatores | Custo mínimo mensal | Custo máximo mensal |
---|---|---|
Tecnologia | R$ 1.000,00 | R$ 50.000,00 |
Equipe | R$ 10.000,00 | R$ 25.000,00 |
Publicidade | R$ 10.000,00 | R$ 25.000,00 |
TOTAL | R$ 21.000,00 | R$ 100.000,00 |
Nesta tabela apresentamos os gastos mensais mais importantes que você terá ao criar o seu marketplace.
O investimento inicial, o famoso Setup, geralmente ocorre na contratação de sistemas de tecnologia.
Isso vai depender da robustez da plataforma de marketplace, seller center e infraestrutura de TI que você vai contratar.
Em relação ao investimento mensal da tabela, este vai desde a equipe, tecnologia, publicidade e estratégia.
Mais pra frente você vai entender que a estratégia é a mais importante.
Uma observação muito forte é que um custo varia de acordo com o outro.
Por exemplo, se você deseja atingir um número grande de clientes e vendedores, naturalmente vai investir mais em tecnologia para marketplace e publicidade.
Este último geralmente é o que mais pesa nos custos.
Porém, temos que entender que o custo com a publicidade também varia de acordo com a estratégia de lançamento que será usada.
Abordaremos mais sobre esse assunto ao longo do artigo.
Continue lendo.
Tem como criar um marketplace gastando menos de 21 mil reais mensais?
Sim. Porém o projeto terá um risco muito grande de demorar para performar e atingir o ponto de equilíbrio.
Este ponto de equilíbrio é quando os lucros conseguem pagar as despesas.
Pense bem!
Para você pagar menos de R$ 21.000,00 mensais você vai ter que cortar custos de um dos 4 custos principais.
Qual deles você escolheria?
Se escolher cortar investimentos da tecnologia, terá um risco de ter vários problemas por ter contratado uma plataforma de criar marketplace muito ruim.
Se escolher cortar da equipe poderá sobrecarregar um colaborador e aí as tarefas ficarão atrasadas.
O que pode aumentar as reclamações de clientes.
Se escolher cortar da publicidade, piorou!
Aí não vende, não chega no ponto de equilíbrio.
Então terá que que buscar mais grana com os investidores ou colocar do bolso por mais tempo.
Lembre-se, você tem que prezar pelo equilíbrio financeiro da empresa.
De acordo com o IBGE, 60% dos negócios fecham antes dos cinco anos.
Não seja mais um nesta estatística.
Portanto, se você tem menos de 21 mil reais mensais para criar o seu marketplace vou te passar algumas alternativas:
- Busque um investidor
- Reflita sobre abrir uma Loja virtual ( o investimento é muito menor)
- Guarde seu dinheiro, aguarde um momento mais oportuno.
Veja quais são os custos mais onerosos ao criar um marketplace
Custos com tecnologia
Os custos com tecnologia variam de acordo com a estratégia que este departamento será montado.
Desenvolverá plataforma própria ou irá contratar uma no modelo saas (aluguel)?
Na primeira opção você deve estar ciente que o investimento é muito maior e terá que lidar com turnover de funcionários.
Já na segunda opção, você deverá decidir por uma plataforma de marketplace mais em conta no início.
Ou já começar com uma platafomra de marketplace mais robusta e estável para evitar mudanças a curto ou médio prazo.
Para um lançamento de MVP, você pode pensar em uma plataforma de marketplace pronta com um investimento médio de 10 mil reais iniciais e uma mensalidade em torno de 1 mil reais.
Porém, esta plataforma de marketplace deverá permitir que você consiga ter o controle inicial da sua operação e que cada vendedor possa ter um painel para cadastrar os produtos.
Conforme você sinta a necessidade de ter mais controle da operação do seu marketplace, aí é hora de contratar um
seller center.
Confira as vantagens de criar seu marketplace com a plataforma da Hubsell:
- É uma plataforma pronta.
- Apresenta Ffont-end do site incluso
- A plataforma é intuitiva para facilitar o acompanhamento e gerenciar de forma simples
- Tem o melhor custo-benefício do mercado
- É adaptável ao seu tipo de negócio
- Tem solução 360 com integrações nativas
- Está preparada para médio e grande operações
Custos com equipe
Para um negócio bem estruturado você vai precisar de pessoas! Mas não quer dizer que você deva sair contratando logo no início! Valide primeiro seu modelo de negócio, tenha demanda, e entenda sua operação.
Vale a pena refletir o seguinte:
- Contrato PJ ou CLT. Na minha opinião, contrate PJ.
- Melhor 2 analistas de marketing ou 1 gerente sênior. Pensando em um valor em torno de 10 mil reais mensais.
- Contrato 1 atendente de para os consumidores e para os sellrs, ou o Gerente Operacional vai ter que dar conta disso também no início?
Enfim. Aqui não tem uma regra, tudo vai depender do quanto você está disposto a investir em pessoas, capital humano.
Minha sugestão para quem está começando, é montar uma equipe um pouco mais enxuta porém com a expertise necessária para iniciar a operação do seu amrketpalce.
Segue um exemplo de uma equipe mínima:
- 1 Analista de operações: 4 mil reais PJ
- 1 Analista de marketing: 4 mil reais PJ
- 1 Atendente SAC: 2 mil reais PJ
Lembrado que na contratação PJ os profissionais prestam um erviço para você, não seus funcionários.
Custos com publicidade
Geralmente os custos com publicidade são os mais pesados.
Afinal, quanto maior a divulgação "teoricamente" mais rápido você conseguirá chegar ao ponto de equilíbrio.
Na verdade, neste ponto você tem que ser muito estrategista para conseguir escolher os canais e as modalidades certas.
Seguem alguns exemplos:
- Tráfego pago (Google Ads, Meta Ads, Taboola, ...)
- Tráfego Orgânico (SEO)
- Assessoria de imprensa
- Stand em eventos
Uma sugestão é focar inicialmente nas mídias digitais.
Lembre-se que nos marketplaces você trabalha dois tipos de clientes:
- Sellers ou vendedores, são aqueles que disponibilizarão os produtos para venda.
- Clientes consumidores, são aqueles que de fato vão comprar os produtos.
A estratégia para a captação desses dois tipos de clientes são totalmente diferentes.
Por isso que o investimento em publicidade acaba sendo o mais pesado nos custos.
Um outro ponto que vale ressaltar é o seguinte.
Quanto de verba você irá direcionar para o reconhecimento da marca e o quanto vai direcionar para captação de leads.
Agora vamos conversar um pouco sobre as estratégias de lançamento e como elas impactam no custo total para construir um marketplace.
Estratégias de lançamento
Conforme informado brevemente quando apresentamos a planilha no topo do artigo, este é o ponto chave.
É de acordo com a estratégia traçada que você terá um custo maior ou menor para criar o seu marketplace.
Confira abaixo quais são as manobras na estratégia de lançamento que mais podem aumentar o custo para você criar o seu marketplace:
- Será cobrado uma mensalidade para o vendedor participar do marketplace?
- Qual será o percentual de comissão que será cobrado no início do lançamento e mais para frente?
- Os consumidores terão algum incentivo no frete?
- Qual será a abrangência territorial? será no estado, na região ou no país?
- Em quais segmento atuará? moda, agro, eletrônicos, ect?
- Qual é o público que será trabalhado?
Dependendo das respostas para cada um dos ítens da lista acima, o custo pode aumentar significativamente.
Conclusão
Criar um marketplace é um negócio com retorno de médio a longo prazo, mas o faturamento compensa a espera.
Nesse sentido, desenvolver do zero um marketplace pode ter um certo custo, mas, todo e qualquer negócio exige investimento, concorda?
Por isso, o aconselhável é fazer um planejamento financeiro e ter em mente tudo que vai gastar.
Não pense em montar um marketplace investindo menos do que 21 mil reais mensais.
Pois a probabilidade do negócio não ir adiante é grande.
Além disso pense em como garantir este recurso pensando em no mínimo 12 anos.
Tenha em mente que todas as dicas e insights são válidos, mas devem ser aplicados de acordo com o perfil do seu negócio e público.
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