Saber quanto custa criar um marketplace é fundamental para você que deseja empreender neste segmento.
O investimento médio pode variar de:
Esta variação depende de fatores internos e externos do negócio.
Alguns desses fatores são:
Neste artigo vamos te apresentar quais são os custos principais pra ficar de olho na hora de montar seu marketplace.
Neste estudo estamos considerando que você deseja criar um marketplace com pouca grana.
E quer vender para o público externo.
Fatores | Custo mínimo mensal | Custo máximo mensal |
---|---|---|
Tecnologia | R$ 1.000,00 | R$ 50.000,00 |
Equipe | R$ 10.000,00 | R$ 25.000,00 |
Publicidade | R$ 10.000,00 | R$ 25.000,00 |
TOTAL | R$ 21.000,00 | R$ 100.000,00 |
Nesta tabela apresentamos os gastos mensais mais importantes que você terá ao criar o seu marketplace.
O investimento inicial, o famoso Setup, geralmente ocorre na contratação de sistemas de tecnologia.
Isso vai depender da robustez da plataforma de marketplace, seller center e infraestrutura de TI que você vai contratar.
Em relação ao investimento mensal da tabela, este vai desde a equipe, tecnologia, publicidade e estratégia.
Mais pra frente você vai entender que a estratégia é a mais importante.
Uma observação muito forte é que um custo varia de acordo com o outro.
Por exemplo, se você deseja atingir um número grande de clientes e vendedores, naturalmente vai investir mais em tecnologia para marketplace e publicidade.
Este último geralmente é o que mais pesa nos custos.
Porém, temos que entender que o custo com a publicidade também varia de acordo com a estratégia de lançamento que será usada.
Abordaremos mais sobre esse assunto ao longo do artigo.
Continue lendo.
Sim. Porém o projeto terá um risco muito grande de demorar para performar e atingir o ponto de equilíbrio.
Este ponto de equilíbrio é quando os lucros conseguem pagar as despesas.
Pense bem!
Para você pagar menos de R$ 21.000,00 mensais você vai ter que cortar custos de um dos 4 custos principais.
Qual deles você escolheria?
Se escolher cortar investimentos da tecnologia, terá um risco de ter vários problemas por ter contratado uma plataforma de criar marketplace muito ruim.
Se escolher cortar da equipe poderá sobrecarregar um colaborador e aí as tarefas ficarão atrasadas.
O que pode aumentar as reclamações de clientes.
Se escolher cortar da publicidade, piorou!
Aí não vende, não chega no ponto de equilíbrio.
Então terá que que buscar mais grana com os investidores ou colocar do bolso por mais tempo.
Lembre-se, você tem que prezar pelo equilíbrio financeiro da empresa.
De acordo com o IBGE, 60% dos negócios fecham antes dos cinco anos.
Não seja mais um nesta estatística.
Portanto, se você tem menos de 21 mil reais mensais para criar o seu marketplace vou te passar algumas alternativas:
Os custos com tecnologia variam de acordo com a estratégia que este departamento será montado.
Desenvolverá plataforma própria ou irá contratar uma no modelo saas (aluguel)?
Na primeira opção você deve estar ciente que o investimento é muito maior e terá que lidar com turnover de funcionários.
Já na segunda opção, você deverá decidir por uma plataforma de marketplace mais em conta no início.
Ou já começar com uma platafomra de marketplace mais robusta e estável para evitar mudanças a curto ou médio prazo.
Para um lançamento de MVP, você pode pensar em uma plataforma de marketplace pronta com um investimento médio de 10 mil reais iniciais e uma mensalidade em torno de 1 mil reais.
Porém, esta plataforma de marketplace deverá permitir que você consiga ter o controle inicial da sua operação e que cada vendedor possa ter um painel para cadastrar os produtos.
Conforme você sinta a necessidade de ter mais controle da operação do seu marketplace, aí é hora de contratar um
seller center.
Para um negócio bem estruturado você vai precisar de pessoas! Mas não quer dizer que você deva sair contratando logo no início! Valide primeiro seu modelo de negócio, tenha demanda, e entenda sua operação.
Vale a pena refletir o seguinte:
Enfim. Aqui não tem uma regra, tudo vai depender do quanto você está disposto a investir em pessoas, capital humano.
Minha sugestão para quem está começando, é montar uma equipe um pouco mais enxuta porém com a expertise necessária para iniciar a operação do seu amrketpalce.
Segue um exemplo de uma equipe mínima:
Lembrado que na contratação PJ os profissionais prestam um erviço para você, não seus funcionários.
Geralmente os custos com publicidade são os mais pesados.
Afinal, quanto maior a divulgação "teoricamente" mais rápido você conseguirá chegar ao ponto de equilíbrio.
Na verdade, neste ponto você tem que ser muito estrategista para conseguir escolher os canais e as modalidades certas.
Seguem alguns exemplos:
Uma sugestão é focar inicialmente nas mídias digitais.
Lembre-se que nos marketplaces você trabalha dois tipos de clientes:
A estratégia para a captação desses dois tipos de clientes são totalmente diferentes.
Por isso que o investimento em publicidade acaba sendo o mais pesado nos custos.
Um outro ponto que vale ressaltar é o seguinte.
Quanto de verba você irá direcionar para o reconhecimento da marca e o quanto vai direcionar para captação de leads.
Agora vamos conversar um pouco sobre as estratégias de lançamento e como elas impactam no custo total para construir um marketplace.
Conforme informado brevemente quando apresentamos a planilha no topo do artigo, este é o ponto chave.
É de acordo com a estratégia traçada que você terá um custo maior ou menor para criar o seu marketplace.
Confira abaixo quais são as manobras na estratégia de lançamento que mais podem aumentar o custo para você criar o seu marketplace:
Dependendo das respostas para cada um dos ítens da lista acima, o custo pode aumentar significativamente.
Criar um marketplace é um negócio com retorno de médio a longo prazo, mas o faturamento compensa a espera.
Nesse sentido, desenvolver do zero um marketplace pode ter um certo custo, mas, todo e qualquer negócio exige investimento, concorda?
Por isso, o aconselhável é fazer um planejamento financeiro e ter em mente tudo que vai gastar.
Não pense em montar um marketplace investindo menos do que 21 mil reais mensais.
Pois a probabilidade do negócio não ir adiante é grande.
Além disso pense em como garantir este recurso pensando em no mínimo 12 anos.
Tenha em mente que todas as dicas e insights são válidos, mas devem ser aplicados de acordo com o perfil do seu negócio e público.
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