Uma vitrine online onde você encontra produtos de todo tipo! Hoje em dia já é possível criar seu próprio shopping virtual e alcançar resultados escaláveis! Vamos mostrar aqui o passo a passo para quem deseja montar um marketplace, vamos explicar o que é um marketplace, quais são as suas vantagens e se vale a pena criar o seu utilizando o modelo de plataforma de marketplace! Bora!
Vamos entender o conceito de forma simples, veja a imagem a seguir:
Bem resumido: é um ambiente online onde diferentes lojistas podem vender seus produtos, oferecendo uma ampla variedade de opções para os clientes. Fazendo uma analogia com algo muito comum, o marketplace funciona como um grande shopping virtual, onde os consumidores podem encontrar diversas marcas e produtos, tudo isso em um lugar só!
E claro, existem três partes envolvidas no funcionamento de um marketplace: os donos ou administradores do marketplace, os lojistas e os consumidores.
E você aí sabia que existem vários TIPOS de marketplace? Se você quer montar um marketplace você deve entender antes sobre isso, veja só: existem diferentes tipos de marketplace e eles também podem ter públicos-alvo diversos!
Esse é bem conhecido! Marketplace voltado para empresas anunciarem seus produtos para o público final.
Marketplace onde pessoas vendem seus itens para outras pessoas.
Marketplace onde fornecedores vendem produtos para outras empresas, sobretudo atacado.
Que é um negócio altamente escalável a gente já sabe, um empreendimento escalável é aquele em que você, empreendedor, consegue aumentar o faturamento sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.
Além disso, o mercado de marketplace foi um dos que mais cresceu na pandemia. Esse modelo foi responsável por 78% do faturamento das compras online no Brasil em 2020, segundo o relatório Webshoppers. Voltando no tempo, olha só essa
matéria da Infomoney sobre esse assunto!
Há muito espaço no mercado para criar o seu próprio marketplace. O universo digital é marcado pela velocidade. Há alguns anos, pensar em como montar um marketplace era algo fora de cogitação. Diante disso, o marketplace é o melhor caminho para manter um bom fluxo de pedidos e estreitar o reconhecimento da sua marca no mercado. O que é indispensável para pequenos e médios negócios, contribuindo para melhorar e elevar a competitividade.
Mais visibilidade aos seus produtos;
Credibilidade;
Maior confiança do cliente;
Menor custo com hospedagem e divulgação;
Tráfego intenso com milhões de acessos diários;
Contato direto com o cliente;
Mais possibilidades de vendas.
- Amazon
- Americanas
- Airbnb
- Buscapé
- Magazine Luíza
- Mercado Livre
- Shoppe
- Via Varejo
Hoje em dia uma boa estratégia é investir em um nicho de mercado, já que nichos de mercado são promissores para criar um canal de vendas próprio. Essa abertura de novas frentes ampliou o conceito de marketplace e gerou oportunidade também para quem quer empreender online. Atualmente, é possível encontrar plataformas especializadas em produtos dos mais diferentes segmentos como brinquedos, móveis e decoração, artigos esportivos e até petshop. Dessa forma, você consegue criar campanhas direcionadas de marketing e atender um público específico de forma personalizada. Assim, você não precisa concorrer com grandes marketplaces, como Mercado Livre ou Magalu.
Entenda a fundo dois perfis de personas: vendedores e clientes! Afinal, é seu trabalho atrair lojistas para oferecer produtos na plataforma. Mas também é sua responsabilidade investir em marketing para trazer clientes para o negócio.
Ponto importantíssimo! É preciso definir de que forma você, enquanto dono do marketplace, ganhará dinheiro. Defina se vai cobrar uma comissão por cada transação ou mensalidade dos vendedores! Veja as opções de modelo de receita!
Se você já teve a ideia de vender na internet com certeza já ouviu falar em plataformas de marketplace, não é? Lojas online que fazem intermediação de vendas entre lojistas e consumidores. E tem fama viu? Esse tipo de plataforma se tornou bem famosinha e umas das melhores formas de anunciar tanto produtos quanto serviços pela internet.
A plataforma de marketplace tem sido a melhor alternativa para ampliar a visibilidade dos produtos vendidos e alcançar mais clientes.
Criar ou contratar uma plataforma personalizada permite realizar as vendas dos próprios produtos e ainda abrir para que outros empreendedores façam parte do seu marketplace. Desta forma, você fatura como lojista e também pode receber uma porcentagem dos produtos vendidos por outros empreendedores.
Mas como escolher a
plataforma de marketplace ideal? Para garantir que a plataforma marketplace contribua para o sucesso dos resultados, é importante avaliar alguns requisitos.
1. Faça uma pesquisa
Identificar as melhores plataformas e que oferecem funcionalidades intuitivas.
2. Analise a reputação da plataforma
Observe bem a qualidade da experiência dos usuários nas compras realizadas, é um dos principais requisitos para avaliar.
3. Defina o nicho de mercado
Depois de definir seu nicho de mercado escolha uma plataforma que combine com seus produtos para ter ainda mais visibilidade.
4. Considere seu público-alvo
Para ter produtos direcionados para as pessoas certas e atender às necessidades com eficácia, conhecer o público-alvo é muito importante.
5. Observe a tecnologia utilizada
A tecnologia é indispensável para o
marketplace e contribui para ter agilidade nos pedidos, controle das compras e entregas extremamente rápidas. Portanto, ao escolher a plataforma avalie quais são os diferenciais tecnológicos oferecidos e como esse fator irá favorecer a sua marca.
Os melhores marketplaces nem sempre são os mais populares ou com maior número de visitas. Isso porque, para cada segmento ou modelo de empresa, pode existir um tipo de plataforma mais efetivo. Entenda qual marketplace se adequa ao seu negócio!
Antes de escolher sua plataforma, avalie como ela lida com a resolução de problemas e como pode oferecer suporte em caso de distúrbios técnicos ou imprevistos. É fundamental que a plataforma tenha um atendimento eficiente. Não por acaso, a grande vantagem da venda online sobre as lojas físicas é o funcionamento ininterrupto.
Tenha uma boa estratégia de marketing. Você precisa atrair vendedores para anunciarem seus produtos na plataforma, e precisa também atrair clientes que comprem de tais vendedores.
Atraia oferta e demanda!
Acompanhe sempre as métricas e KPIs do seu negócio! Já ouviram falar de Ticket Médio de vendas? E o termo Life time value? Só escutaram no Shark Tank Brasil? Saber medir e analisar indicadores é indispensável para planejar as vendas em marketplaces e escalar os resultados.
Veja aqui quais são os 5 KPIs mais importantes para acompanhar o desempenho do seu marketplace? Ah, e também é importante ouvir a opinião dos clientes e fazer os ajustes necessários.
Investir em em mídia paga, oferecer diferentes soluções de pagamentos no marketplace ou atrair novos investidores. Normalmente, leva pelo menos um ano para o empreendimento começar a gerar lucro. É importante lembrar que esse modelo de negócio dá retorno no médio ou longo prazo.
O marketplace é sim um negócio escalável, com alto potencial de faturamento, e que oferece vantagens para clientes, vendedores e para quem administra a plataforma.
Espero ter tirado algumas dúvidas mostrando aqui o passo a passo para quem quer montar um marketplace! E aí? Você pensa em criar o seu próprio marketplace?
Chama a gente aqui!
Até o próximo artigo!
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