Como verificar se a plataforma da minha Loja Virtual está ajudando ou prejudicando o crescimento do meu negócio online?
Já sabemos que ter uma loja virtual é importante para aumentar as vendas seja qual for a área de atuação
No entanto, é preciso considerar vários fatores para garantir que seu empreendimento online possa crescer e atingir os objetivos esperados. Um desses fatores é escolher a plataforma de eCommerce certa para seus negócios. É por isso que, ao longo deste conteúdo, vamos nos aprofundar para entender se a plataforma da sua loja virtual está ajudando ou prejudicando o crescimento do seu negócio online! Então, vamos começar?
Conceito de Loja Virtual
Canal exclusivo para vendas online onde o vendedor expõe seus produtos ou serviços com fotos e descrições detalhadas. Funciona como uma loja física, porém no ambiente virtual. Dessa forma, o cliente entra no site, escolhe seus produtos, coloca os itens no carrinho de compras, informa o endereço para entrega, paga e espera para receber a encomenda. Uma loja virtual também deve ter um sistema de logística, sistemas de segurança, automação de Marketing, integração com mobiles e aplicativos, tudo desenvolvido e gerenciado por meio de uma
plataforma!
Como funciona uma loja virtual?
Do mesmo jeitinho que uma loja física porém em ambiente virtual. Os gestores de um comércio eletrônico têm que lidar com a concorrência, com os problemas que surgem e com toda a parte burocrática de comandar uma loja.
Então, o cliente entra no site, escolhe seus produtos, coloca os itens no carrinho de compras, informa o endereço para entrega, paga e espera para receber a encomenda.
Do lado do lojista, a partir do momento em que o pagamento é confirmado, ele deve separar ou produzir os itens comprados, embalá-los e postar em uma agência dos correios ou transportadora para o endereço informado pelo comprador.
As principais diferenças sobre como funciona uma loja virtual está no fato do cliente não ter contato pessoalmente com os produtos até comprá-los e recebê-los em sua casa. Além disso, o empreendedor não precisa ter uma
loja física aberta podendo, inclusive, ter o estoque das mercadorias em sua casa.
Já sei como funciona e quero montar uma Loja Virtual, o que fazer?
Cada mercado tem suas particularidades, com uma loja virtual não é diferente. Você deve estudar muito bem quem são seus concorrentes, o que vender para faturar mais, as épocas de maior ou menor volume das vendas, os custos necessários para investimento e manutenção do negócio e, claro, principalmente, quando você se sentir preparado para isso!
Outro fator super importante: Normalmente, pela facilidade e custo inicial mais acessível, marketplaces e redes sociais são a porta de entrada para quem quer empreender no e-commerce. Vale muito você validar seu produto por lá antes de abrir sua loja virtual! Muita gente dá os primeiros passos por meio de canais como as redes sociais e os marketplaces, por exemplo.
Para evitar problemas, é interessante saber alguns conceitos e pré-requisitos que vão ajudar bastante a ter sucesso na sua Loja Virtual!
- Identifique o seu nicho de mercado
- Qual seu público-alvo e como se comunicar com ele
- Saiba como gerar tráfego para sua loja
- Conheça bem o mercado
- Trabalhe em diferentes canais além da Loja Virtual
- Facilite ao máximo a jornada do seu cliente
- Tenha boas ferramentas de gerenciamento
leia também: Quando é o momento de abrir uma Loja Virtual?
Como escolher uma boa plataforma para minha loja virtual
Investir em tecnologia pode significar economia no futuro. A integração de sistemas no e-commerce depende da escolha de uma boa plataforma. Conhecer os tipos de integração e saber como selecionar a que mais se adequa aos seus propósitos é fundamental.
Olha só as vantagens de se ter uma boa plataforma! Dá um play!
É importante que você pesquise bem para encontrar a ferramenta mais apropriada entre as melhores plataformas de e-commerce. Um dos pontos mais importantes de montar o próprio e-commerce é em relação à escolha da plataforma. Afinal, esse é o sistema que permitirá o controle das suas vendas e a exposição da sua marca na internet. Mas como saber se ela está ajudando no crescimento do negócio?
Preste muita atenção e observe as funcionalidades e características das diferentes
plataforma de e-commerce no mercado.
Preste atenção, por exemplo, se a solução permite:
cadastrar e incluir os produtos;
gerenciar os preços e o estoque;
organizar as formas de pagamento;
sistematizar as entregas;
preservar as informações pessoais dos visitantes e garantir a segurança dos dados.
Após identificar o tipo de plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio, vale fazer uma pesquisa no mercado para conhecer as principais opções disponíveis. Encontre as mais utilizadas pelos seus concorrentes e compare os recursos e as avaliações de cada uma.
Para quem busca uma maneira de vender on-line de forma prática, contratar uma plataforma de e-commerce pode ser ideal. Conforme as movimentações aumentam, é preciso encontrar um sistema mais robusto e customizado. Porém, para começar, a opção mais fácil é o caminho certo.
VEJA SÓ ALGUMAS VANTAGENS:
facilidade e rapidez para abrir a loja virtual;
simplicidade na ativação dos meios de pagamento;
integração com tabelas de fretes das principais transportadoras;
presença de protocolos de criptografia (HTTPS);
modelos de design prontos para serem usados;
presença de carrinho de compras com muitas funcionalidades;
integração com os principais ERPs;
isenção de necessidade de contratar programadores;
isenção da obrigação de contratar um provedor de hospedagem;
isenção da exigência de conhecimentos avançados de informática para administrar o site;
rápida implementação.
É válido demais você usar uma plataforma pronta, afinal a
tecnologia já está desenvolvida com todas as funcionalidades que você precisa, e o seu papel será apenas customizar os detalhes da sua loja e gerenciar o negócio, sem se preocupar com a parte da programação.
Então a plataforma de e-commerce pode influenciar o resultado das vendas online? Assista mais um vídeo abaixo:
Na hora da escolha, é importante avaliar o suporte, as ferramentas, os preços, as taxas e os modelos oferecidos. Se o software tem um layout complexo, demora a carregar e não funciona em todos os tipos de dispositivos móveis, você terá problemas. Isso porque uma navegabilidade ruim prejudica a experiência do cliente com sua loja, o que influencia diretamente na decisão de compra.
As plataformas são como um central de controle nas quais inúmeros aspectos do seu negócio podem ser gerenciados, da elaboração de estratégias ao atendimento ao cliente.
Analise o custo-benefício, já que a plataforma deve atender às demandas de seu negócio e se a plataforma tem planos de acompanhamento de acordo com o crescimento do seu negócio. À medida que seu negócio cresce, a plataforma deve crescer junto. Você deve observar também quais são os recursos oferecidos pela plataforma e se eles estão de acordo com o porte e com as necessidades de seu negócio. A integração nativa com marketplaces também é uma funcionalidade muito importante.
A qualidade no atendimento é outro fator importante, então, leve em consideração a forma que você é atendido e busque informações sobre suporte. escolha também um plano que atenda suas necessidades e que esteja dentro da realidade do seu negócio.
Outra questão muito importante hoje em dia é a segurança dos dados, comprar pela internet nos dias atuais é muito seguro, mas erros podem colocar em risco a segurança de dados pessoais e bancários dos clientes em risco. Verifique o nível de segurança que a plataforma oferece antes de contratar!
Para saber se sua plataforma está realmente te ajudando a alavancar suas vendas atente-se a solução escolhida possui:
Infraestrutura
Se a plataforma oferece alta tecnologia para sustentar grandes operações com monitoramento 24x7, alertas de "downtime" e profissionais qualificados para garantir estabilidade e performance.
Suporte técnico
Diferencial em atendimento humanizado e que atendam de maneira próxima e comprometida.
Inovação
Evolução e aprimoramento contínuo, oferecendo simplicidade e flexibilidade para que o seu projeto inicie rápido e potente!
Integrações
Ecossistema com ERPs, PDVs, gateways de frete, pagamento, entre outros. Pois um projeto de sucesso demanda dezenas de ferramentas e sistemas conectados, por isso, observe se a plataforma oferece integrações com as maiores empresas de cada seguimento para atender suas necessidades.
API First
Customização de seu negócio integrando tudo que precisa, ajustando as rotinas do seu negócio para utilizá-lo da melhor forma.
Solução Figital
Unificar os mundos físico com digital beneficiando o seu negócio e incorporando centenas de vendedores qualificados de forma eficiente.
Busque opções reconhecidas e confiáveis, que tenham um bom histórico e avaliações positivas no mercado. A partir dessa análise, leve em conta as particularidades do seu negócio, e veja uma plataforma que atenda as suas necessidades.
Empreender hoje é ser digital. Portanto, não estar presente nos canais de venda online, especialmente com uma loja virtual, é sinônimo de perder inúmeras visitas e oportunidades de conversão. Verifique se a plataforma escolhida está atendendo os requisitos e boas vendas!
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Até o próximo artigo!