Saber o que é marketplace é o primeiro passo para quem deseja vender na internet.
Mas é preciso se aprofundar bem nos detalhes para aprender a vender com lucro.
Neste artigo vamos te ajudar com os seguintes assuntos:
O que é um marketplace?
Após a leitura completa deste artigo, você vai entender o que é e como funciona um marketplace de forma detalhada.
Além disso, também vai saber o que fazer para ter lucro em cada venda.
Marketplace é um shopping online.
Pense em um shopping físico tradicional.
Lá, os lojistas se encontram para vender seus produtos e serviços e as pessoas vão até lá comprar.
No marketplace a compra e a venda acontecem pela internet, por meio de uma
plataforma online.
O lojista se cadastra na plataforma e depois cadastra os produtos que deseja vender informando como será realizada a entrega.
Assim que algum produto for vendido, o lojista recebe um alerta para realizar a entrega para o comprador.
Essa é uma dúvida muito comum.
Colocamos a definição de cada um deles aqui embaixo, dessa forma fica fácil entender:
É uma
plataforma de venda online que permite que o dono da plataforma possa vender seus produtos na internet, além de permitir que outras empresas possam vender junto com ele na mesma plataforma.
Essas empresas são chamadas de lojistas, vendedores ou sellers.
Alguns marketplaces permitem às pessoas físicas venderem também, mas essa prática está caindo em desuso.
Geralmente, é necessário ter, no mínimo, o MEI.
Exemplos de marketplace:
Mercado Livre,
Amazon,
Shopee, …
É qualquer tipo de negócio de compra e venda de produtos ou serviços onde a transação financeira acontece pela internet.
Por isso, marketplace e loja virtual são e-commerce.
Exemplos de e-commerce:
Mercado Livre,
Nike,
Kikos, …
É uma plataforma de venda online onde apenas o dono da plataforma pode vender seus produtos..
Exemplos de loja virtual:
Kikos,
Reserva,
Catalogo Favorita, e outros.
Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens em vender nos marketplaces.
Agora vamos aprofundar um pouco mais no conteúdo.
Vale a pena ler e refletir sobre a descrição de cada tópico que será apresentado.
Isso vai fazer total diferença na sua decisão de se tornar um vendedor de sucesso nos marketplaces.
Essa é uma ótima vantagem, uma vez que o investimento na divulgação dos produtos costuma ser muito alto.
Mas você não pode ser ingênuo. Não significa que os produtos de todos os vendedores serão divulgados da mesma forma nem na mesma proporção.
Eles utilizam um indicador que informa quais vendedores devem ter seus produtos priorizados.
Este indicador é chamado geralmente de “Reputação”.
Nas dicas, ao final do artigo, vamos dedicar um parágrafo só para explicar sobre este indicador, que é o principal!
O que você tem que entender, por enquanto, é que os produtos que receberão mais visibilidade são dos vendedores que demonstrem maior competência nas operações.
Ou seja, aqueles que conseguirem despachar os produtos dentro do prazo acordado e que tiverem pouquíssimas reclamações de clientes.
Afinal de contas, o marketplace quer ver o retorno do investimento que está fazendo ao divulgar os produtos que estão na plataforma.
Por isso, se você está começando, tem que se preocupar em mostrar para o marketplace que você conhece as regras do jogo e vai “dar conta do recado”.
Aí você vai ganhando mais destaque e seus produtos vão ganhando mais visibilidade na plataforma.
Consequentemente a quantidade das suas vendas vai aumentando.
Começar a vender seus produtos nos principais marketplaces geralmente é muito simples e rápido.
Basta preencher um cadastro com suas informações, preferencialmente como pessoa jurídica.
Ainda existem alguns marketplaces que permitem que pessoas físicas possam participar como vendedores.
Mas é possível ver uma tendência de que em pouco tempo somente pessoas jurídicas é que poderão participar.
Se você está começando, o CNPJ de MEI pode ser o ideal! A criação do MEI é super simples, rápida e pela plataforma
Gov.br.
Depois de criar seu CNPJ e preencher o cadastro solicitado pelo Marketplace, é só inserir os produtos.
Já no caso de marketplaces de nicho, aqueles que são focados em um segmento, até por segurança e garantia de qualidade para os clientes finais, geralmente é cobrada uma mensalidade do vendedor, ou pode haver maior rigor no cadastro para começar a vender lá dentro.
É o caso da
Koin,
MadeiraMadeira e
C&C.
Vender nos marketplaces geralmente é muito simples e a própria plataforma já está pronta para buscar clientes para você.
Quando uma pessoa se interessar por seu produto, se ela tiver alguma dúvida, vai enviar uma mensagem pelo chat da plataforma.
Se a pessoa não tiver nenhuma dúvida, vai comprar o produto ou contratar o serviço e aí você recebe um alerta confirmando uma nova venda.
Via de regra, É simples assim.
Conforme você vai realizando as entregas nos prazos e atendendo os clientes com velocidade e ótimo atendimento, o marketplace vai entendendo que você é um bom vendedor.
Assim, eles vão impulsionar ainda mais os seus produtos para que recebam mais visitantes e, consequentemente, fazendo com que você aumente as suas vendas.
É um verdadeiro ganha-ganha!
Ou seja, quanto mais você demonstra que está comprometido com a plataforma, ela também vai se comprometendo com o seu negócio.
Os marketplaces aproveitam as datas principais do varejo para alavancar as vendas.
Por isso, é importante ficar atento às chamadas que os marketplaces fazem para participar das campanhas promocionais.
As principais são: Black Friday, dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, natal e ano novo.
Essas datas são ótimas oportunidades para conseguir picos elevados de vendas.
Os principais marketplaces têm um gateway de pagamento próprio e preparado para o alto volume de transações financeiras.
Uma das principais preocupações é justamente garantir a transparência e a segurança para o vendedor e o comprador.
Este é um princípio básico para o funcionamento de um marketplace.
Essa é a principal desvantagem para quem deseja se tornar um vendedor nos marketplaces.
Ela ficou muito evidente com a recente
notícia de fraudes financeiras dentro da
Americanas.com.
Logo após o ocorrido, os vendedores da Americanas Marketplace viram suas vendas diminuírem drasticamente.
Alguns amigos que conheço tiveram uma queda de mais de 50%.
Outro ponto que tem a ver com a dependência do canal é que frequentemente alteram a política de comissionamento e fretes, e aí não tem muito o que fazer além de pensar como ajustar e atualizar os preços para cobrir os novos custos.
A concorrência é muito elevada dentro dos marketplaces.
São muitos vendedores cadastrando os mesmos produtos.
Então, por que e como o seu vai ficar na frente dos produtos dos seus concorrentes?
Pela segurança e reputação da sua loja, e também investindo na publicidade do seu produto no marketplace.
Cuide muito bem da sua reputação, respeitando prazos e respondendo rápida e assertivamente às dúvidas e problemas de clientes. Além disso, aproveite campanhas promocionais e sazonais da própria plataforma!
Aos poucos e com o tempo você vai se destacando.
A comissão que os marketplaces cobram geralmente flutua de 11% até 25%.
É uma comissão elevada, porém necessária para cobrir os investimentos que eles fazem para divulgar os produtos e também para gerenciar toda a estrutura necessária para a venda dos produtos.
O segredo é calcular bem o preço do produto para que você não tenha prejuízo.
Falaremos um pouco mais sobre este assunto nas dicas, ao final do artigo.
O marketplace divulgará a sua própria marca, não a do vendedor.
Afinal, para o cliente comprador não importa quem é o fornecedor já que, para ele, quem está vendendo é o
marketplace.
O grande problema é que nos marketplaces, será mais difícil trabalhar diretamente a sua marca.
Esse ponto pode dificultar um pouco a fidelização do cliente à sua marca.
Os tipos de marketplaces que vamos apresentar para você agora estão divididos em três classificações: por segmento, por tipo de produto e por tipo de entrega.
Comercializam produtos de vários segmentos, tais como roupas, eletrônicos e até serviços.
Exemplo: Mercado Livre, Amazon e Shopee.
São focados na comercialização de produtos de um segmento específico.
Exemplo: Shein, Centauro e Leroy Merlin.
comercializam produtos físicos ou digitais.
Exemplo: Mercado Livre, Amazon, Udemy.
comercializam serviços.
Exemplo: Airbnb, Booking, Getninjas e Workana.
Nesta modalidade, o marketplace compra e revende.
Ou seja, compra os produtos direto dos fabricantes, depois revende e entrega os produtos sem nenhum intermediário.
Da mesma forma como você faria na sua loja virtual.
Esta é a modalidade tradicional quando se inicia no marketplace.
Ou seja, o vendedor utiliza a plataforma para vender os seus produtos.
Nesse caso, o próprio vendedor fica responsável por armazenar em seu depósito e, depois da compra, se responsabiliza por entregá-los aos clientes.
É importante saber quanto os marketplaces cobram dos vendedores.
Para facilitar, colocamos em uma tabela as taxas e mensalidades dos principais marketplaces do Brasil.
Confira a tabela abaixo:
Marketplace | % Comissão | Taxa além da comissão | Mensalidade |
---|---|---|---|
Mercado Livre | 10% a 19% | R$ 6,00 para pedidos abaixo de R$ 79,00 | R$ 0,00 |
Shopee | 14% a 20% | R$ 2,00 | R$ 0,00 |
Americanas | 12% a 19% | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Magalu | 16% a 20% | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Amazon | 8% a 15% | R$ 0,00 | R$ 19,00 |
Quais são os principais
marketplaces do Brasil?
Se você tem interesse em vender online, garanto que você já se fez essa pergunta, não é verdade?
Chegou a hora de você saber.
Vamos colocar em ordem de importância.
Confira a lista abaixo:
Este é o principal marketplace do Brasil na atualidade.
É ideal para quem está começando e para quem que tem produtos de uso geral acima de 100,00.
É extremamente seguro e muito estável!
Link para visualizar a taxa cobrada pelo mercado livre e se cadastrar como vendedor:
https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/quanto-custa-vender-um-produto_1338
A Shopee é ideal para quem vende produtos baratos, menos de 100,00.
O diferencial são os descontos agressivos nos fretes e um ótimo app altamente intuitivo.
Apesar de ter tido muitos problemas na entrega dos produtos no início das suas operações no Brasil, atualmente tem conseguido melhorar o atendimento e logística.
Vale muito a pena participar deste marketplace que não pára de crescer no Brasil!
Link para visualizar a taxa cobrada pela Shopee e se cadastrar como vendedor:
https://seller.shopee.com.br/edu/article/7749/duvidas-frequentes-sobre-comissao-e-frete-gratis-extra
Mesmo tendo sido alvo de notícias de desvios financeiros, o marketplace da Americanas ainda é um dos gigantes do mercado brasileiro.
A empresa é muito conhecida e gera um volume gigantesco de vendas no Brasil.
Este marketplace é ideal para quem vende produtos de valores mais altos, preferencialmente acima de 300,00, e também para quem vende produtos que têm sinergia com o mix tradicional da Americanas.com.
Links para visualizar a taxa cobrada pela Americanas marketplace e se cadastrar como vendedor:
https://venda.americanasmarketplace.com.br/investimento/
https://info.americanasmarketplace.com.br/regras-de-comissao#table-01
A Magalu Marketplace é outra potência no Brasil, crescendo mais a cada dia.
É muito recomendado para quem vende eletrônicos ou produtos que são complementares aos eletrônicos.
Se for outro nicho de produto vale a pena analisar os que estão no TOP 3.
Links para visualizar a taxa cobrada pela Magalu marketplace e se cadastrar como vendedor:
https://marketplace-vendamais.magazineluiza.com.br/
Este é o maior marketplace do Mundo, mas aqui no brasil não é o principal.
Ainda assim, aos pouquinhos vem crescendo e pegando uma fatia das vendas de marketplaces do país.
Vale muito a pena participar da Amazon Marketplace por ser uma empresa muito estável, segura e pé no chão.
Link para visualizar a taxa cobrada pela Amazon e se cadastrar como vendedor:
https://venda.amazon.com.br/precos#comissoes-de-venda
Chegou o momento mais esperado!
Vender com lucro nos marketplaces é um grande desafio e é isso que todos querem alcançar.
Confira essas 5 dicas valiosas abaixo:
Cuide da sua reputação no marketplace em que você atua.
Este é o principal indicador que você tem que ficar de olho.
É por meio dele que o marketplace confirma se você é um bom vendedor e assim vai confiando em você e aos poucos, proporcionando cada vez mais visibilidade para os seus produtos.
Quando a sua reputação oscila, você sente logo na quantidade de vendas, já que o marketplace quer que seus usuários tenham a melhor experiência possível!
Faça uma descrição personalizada dos seus produtos.
Coloque a imagem principal do seu produto com o fundo branco, pois é uma exigência cada vez mais forte do google.
Se a sua imagem principal não estiver com o fundo branco, mesmo com uma boa reputação, pode não ser selecionada para as campanhas pagas que o marketplace faz no google shoppping. Não perca esta oportunidade!
Além disso, use vídeos. Faça vídeos de forma simples pelo Canva. Ainda é um diferencial colocar vídeos na descrição já que muitos dos seus concorrentes não fazem isso ainda.
Faça uma descrição com um texto que não seja longo. Seja objetivo, não enrole. Use listas para destacar os benefícios e as funcionalidades.
No título e no início da descrição coloque o nome do produto com os detalhes principais.
Por fim, analise as descrições dos seus concorrentes que estão nas primeiras posições para colher insights.
Mas lembre-se sempre, NÃO É PARA COPIAR O CONCORRENTE!
O Google está ficando cada vez mais inteligente para identificar plágios.
É fundamental você investir na publicidade do marketplace, principalmente quando você é um vendedor novo no canal.
Pense bem!
O marketplace quer faturar também. E obviamente vai priorizar quem é um bom vendedor e quem está investindo no crescimento.
Investir na publicidade dos seus produtos dentro do marketplace não vai garantir que você cresça mais rápido, mas as atrelado a sua boa reputação pode sim, e muito, ajudar suas vendas a alavancarem.
Vale reforçar essa dica específica sobre descrição de produtos, já que os vídeos são cada vez mais priorizados pelos consumidores e consequentemente pelos marketplaces.
Para isso, indicamos o Canva, que é uma ferramenta muito simples de utilizar. O plano pago é bem barato, você consegue editar e criar fotos e vídeos.
Além disso, o plano pago tem um banco de imagens e vídeos bem profissionais que você poderá utilizar para criar os seus conteúdos.
É muito importante que você participe de mais de 1 modalidade de frete no canal do marketplace.
Isso vai mostrar que você está diversificando suas operações no canal e buscando alternativas para aumentar as suas vendas e atender os clientes da melhor forma.
É muito importante esse feedback para o
marketplace aumentar a visibilidade dos seus produtos.
Essas dicas são muito valiosas para você se tornar um vendedor de sucesso nos marketplaces!
Você entendeu que a reputação é o principal e, se ela não estiver boa, as vendas não surgem ou não terão curva de crescimento.
Depois disso, aplique as demais dicas aos poucos e veja como você vai conseguir resultados surpreendentes nos marketplaces!
Parabéns por ter chegado até aqui!
Agora chegou a hora de pegar todo esse aprendizado e colocar em prática.
Se esse artigo te ajudou, me ajude e ajude outras pessoas, encaminhando este artigo para alguns amigos que possam se interessar por este material!
Se quiser ler mais artigos sobre este assunto, segue uma listinha aqui embaixo:
https://www.hubsell.com.br/blog/5-motivos-para-ter-um-hub-de-integracao
https://www.hubsell.com.br/blog/por-que-precisa-de-um-hub-integrador-para-vender-nos-marketplaces
https://www.hubsell.com.br/blog/quais-sao-os-perigos-em-vender-nos-marketplaces
Até mais e obrigado pela leitura!
R. Fidêncio Ramos, 302, 5º andar - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-010