Um Marketplace próprio pode ajudar a esquivar a alta concorrência das lojas virtuais e sim, você tem a possibilidade de escalar o negócio de forma mais rápida. Nosso objetivo é que, ao final deste artigo, você possa avaliar a viabilidade do seu negócio e se realmente vale a pena ter um marketplace próprio!
Muita gente imagina que seja um empreendimento somente para vender produtos/serviços de uma empresa própria, mas ele é mais que isso, um marketplace é uma ponte de conexão onde cliente e empresa fecham negócios, legal né? Sem dúvida ter um marketplace é uma excelente alternativa para escalar o seu negócio, quando você pensa em montar o seu próprio marketplace você pode se tornar uma Plataforma onde vários parceiros cadastram seus produtos dentro da sua loja virtual, assim acontece com a Magazine Luiza, Amazon, etc. Dessa forma você consegue conectar os vendedores com os compradores ganhando um percentual sobre as vendas.
Primeiro é preciso entender que loja virtual e marketplace não são a mesma coisa. Ponto. A única semelhança é que ambas as modalidades permitem que você venda seus produtos pela internet, porém, uma loja virtual é um modelo de negócio único, ou seja, trata-se de uma plataforma de e-commerce que vai abrigar os produtos de uma única marca/empresa, o que implica investimentos do empreendedor para gerir esse canal de venda. Já o marketplace é uma espécie de shopping virtual, ou seja, é uma plataforma que recebe as lojas virtuais de diversas empresas e de vários segmentos!
Espaços virtuais que conectam empreendedores e clientes em potencial. Legal né? As plataformas de marketplace funcionam como se fossem um shopping virtual, com ofertas mais diversificadas de produtos, reunindo lojistas que podem estar em qualquer região do país.
Elas oferecem aos clientes uma variedade de produtos e serviços, onde eles podem pesquisar, ler avaliações de pessoas que adquiriram o produto e comparar os preços. Os que a gente mais vê são aqueles que atuam com vendas de produtos, mas tem também os que oferecem serviços, etc.
Qualquer negócio precisa de um bom planejamento! É válido demais você usar uma plataforma de marketplace pronta, afinal, por lá você consegue lançar o seu marketplace de forma muito mais simples, rápida, profissional e acessível. A tecnologia já está desenvolvida com todas as funcionalidades que você precisa, e o seu papel será apenas customizar os detalhes do seu marketplace e gerenciar o negócio, sem se preocupar com a parte da programação.
Sem contar que, quem administra uma plataforma marketplace não precisa se preocupar com a canseira que traz a logística e fabricação. Isso porque essas questões são de responsabilidade dos vendedores cadastrados na plataforma. Caso esteja pensando em empreender e vender pela internet, esse pode ser um caminho de muito sucesso, porém é muito bom se atentar a mais detalhes sobre os custos também!
Empresas como Mercado Livre, Uber, Amazon fazem parte do dia a dia de inúmeras pessoas, mas o que talvez você não tenha se dado conta, mas todas estas empresas utilizam o modelo de plataforma de marketplace.
Tem alguns pontos importantes que você deve considerar para fazer uma escolha mais assertiva. Listamos alguns para te ajudar:
Deu pra notar que investir em uma plataforma de marketplace pode ser um excelente negócio para começar a empreender? Que tal conversar com a gente?
Na hora da escolha, é importante avaliar o suporte, as ferramentas, os preços, as taxas e os modelos oferecidos:
E você sabia que existem vários tipos de MARKETPLACE!
Existem vários tipos, 3 deles são os mais comuns no mercado:
B2C: modelo onde as empresas vendem com foco nos consumidores finais. Empresas como Magazine Luiza, Amazon e Americanas são exemplos!
B2B: modelo onde as negociações e vendas de produtos são realizadas de empresa para empresa. O Alibaba e o Elo7 são um dos exemplos que atuam nesse modelo.
C2C: modelo feito para as transações entre consumidores, como a venda de produtos usados, como é o caso do Enjoei, OLX, etc.
Marketplaces de produtos físicos são os mais populares, direcionados para o comércio de diversificados produtos, como: roupas, calçados, eletrônicos, livros, móveis, entre tantas outras mercadorias. Os marketplaces que fornecem serviços, possibilita que pessoas físicas e jurídicas se cadastrem a fim de oferecerem seus serviços, desde que paguem uma comissão para a marca.
É HORA DE PLANEJAR!
Para que tudo ocorra bem, planejar tudo é uma etapa fundamental. Criar um Marketplace próprio tem se tornado uma grande tendência, mas é necessário testar e ver na prática como o mercado se comporta. Ter a possibilidade de escalar seu negócio de forma mais rápida é um fator bem positivo de se montar seu próprio marketplace! Isso pode ser feito apenas agregando lojistas de qualidade ao longo do tempo do empreendimento.
Você, empreendedor, pode criar o seu próprio marketplace de nicho e alcançar resultados escaláveis.
Tenho certeza que você que está lendo aqui sabe que os negócios digitais são um verdadeiro sucesso e a tendência é que o empreendedorismo online continue crescendo. E aí? Viu vantagens em criar o seu? Conta pra gente!
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