Todos sabemos que vender em marketplaces é fenomenal. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Não é à toa que eles representaram grande parte do faturamento no e-commerce brasileiro.
Devido ao grande fluxo de consumidores diários, estar presente nos principais marketplaces do país é indispensável para todo lojista. Mas por outro lado tem seus próprios desafios.
Mas antes, vamos fazer um breve resumo: o marketplace já possui estrutura e reputação entre os consumidores, o que garante segurança na hora de finalizar as compras. Iniciar as vendas por essas plataformas é perfeito para as lojas iniciantes que ainda estão se estabelecendo no segmento. Antes de falar dos perigos, vamos listar algumas vantagens e razões pelas quais estar presente nos marketplaces é necessário:
Segurança nas compras
Fluxo já garantido de visitantes
Sem gastos em marketing
Exposição dos produtos
Fazendo uma analogia, você está em um “apto alugado”. Isso gera uma dependência que é de se pensar: a plataforma pode resolver encerrar as atividades e isso não seria bom se ela for a sua principal fonte de vendas. Sem contar com as taxas que hora e outra são alteradas.
Por isso ter uma
plataforma para chamar de sua é um ótimo caminho. Existem muitas plataformas de marketplaces que possuem o melhor custo-benefício do mercado. Vale a pena dar uma olhada nisso!
Sim, além dos concorrentes que são muitos, você também compete com a própria plataforma! Que é a dona da po**a toda e entende muito mais do que você sobre tudo que ocorre por lá.
Não adianta, a marca dos marketplaces sempre vai se sobrepor a marca dos varejistas. Além de ser limitado é difícil os usuários fixarem sua marca na mente com tantas opções disponíveis.
Taxas, taxas e mais taxas: mensais do vendedor, de referências, taxas por item, taxas de envio, taxas de fechamento, portanto não conte muito com altos lucros dependendo do que escolher vender.
Além de gastos, que devem ser calculados previamente, os marketplaces também geram outra desvantagem para os lojistas. Quando uma venda é feita dentro de uma dessas plataformas, elas normalmente não fornecem os dados dos compradores para o e-commerce, o que o faz perder um grande ativo.
O marketplace se tornou uma opção incrível, mas não é um modelo sem desvantagens, mas com uma estratégia bem elaborada e um marketplace confiável, é possível atrair mais acessos, aumentar as vendas e crescer no mercado digital.
De jeito nenhum! O marketplace ainda é e sempre será uma opção viável para quem deseja empreender no comércio eletrônico. No entanto, é importante estar ciente dos riscos envolvidos e tomar medidas para garantir o sucesso do negócio.
Há riscos? Sim, porém ainda é um bom canal de faturamento.
Estar presente em vários marketplaces pode aumentar a exposição do negócio e permitir que o empreendedor atenda a diferentes públicos e nichos de mercado. Isso porque um único marketplace pode não atrair um público amplo o suficiente para garantir a sobrevivência do negócio. Além disso, se houver algum problema com a plataforma, como uma falha no sistema de pagamento, todos os vendedores e compradores ficarão prejudicados.
No entanto, gerenciar vários marketplaces pode ser bastante desafiador e requer uma equipe dedicada para garantir que todos os sites estejam funcionando corretamente. Uma boa opção para isso seria
centralizar a gestão das operações dos seus canais de venda em um único sistema.
Com base na teoria da aparência do Código de Defesa do Consumidor, mesmo que o marketplace não atue diretamente na venda, ele tem responsabilidade objetiva que torna o fornecedor responsável pelos prejuízos sofridos pelo consumidor, independentemente de ter agido com má fé ou culpa. Entende-se que a responsabilidade seria um risco inerente ao negócio e, por isso, qualquer fornecedor que esteja recebendo lucros com a atividade deve responder pelo seu ônus.
(fonte: Migalhas)
Não se pode negar que o comércio eletrônico tem inúmeras vantagens tanto para os consumidores quanto para os fornecedores, mas avaliar estes pontos evita aborrecimentos!
Gostou do nosso assunto de hoje? Que tal ir mais além e saber como
gerar oferta e demanda em um marketplace?
Que tal construir um MARKETPLACE de forma profissional? Dá uma olhada aqui!
Logo voltaremos com mais assuntos interessantes pra você! Quer saber de algum assunto específico?
Fala pra gente nos comentários!
Até o próximo artigo!
R. Fidêncio Ramos, 302, 5º andar - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-010