Para se fazer essa pergunta, primeiramente você deve pensar em muitos fatores! Ter um espaço nesse mundo maravilhoso da internet exige algum investimento financeiro, planejamento, e principalmente, muita preparação! Bora levantar alguns pontos importantes para você considerar nesse momento e te ajudar a encontrar a resposta certa!
Vamos para um breve resumo: loja virtual é um o site exclusivo de uma loja ou marca, com toda estrutura de venda, ou seja, além de tudo o que o cliente vê, como vitrine de produtos e métodos de pagamento ou opções de frete, a loja virtual também inclui ferramentas de gerenciamento do negócio.
Todo o processo de compra e venda é realizado digitalmente, desde a escolha dos produtos, até o processamento de pagamento. Ao receber um pedido feito por um cliente da loja virtual, o lojista deve separar o produto em estoque e enviá-lo para o comprador. O consumidor, após receber a compra pode inclusive realizar a devolução ou iniciar um processo de troca de mercadoria, assim como seria realizado em uma loja física.
Cada mercado tem suas particularidades, com uma loja virtual não é diferente. Você deve estudar muito bem quem são seus concorrentes, o que vender para faturar mais, as épocas de maior ou menor volume das vendas, os custos necessários para investimento e manutenção do negócio e, claro, principalmente, quando você se sentir preparado para isso!
Outro fator super importante: Normalmente, pela facilidade e custo inicial mais acessível, marketplaces e redes sociais são a porta de entrada para quem quer empreender no e-commerce. Vale muito você validar seu produto por lá! antes de abrir sua loja virtual! Muita gente dá os primeiros passos por meio de canais como as redes sociais e os marketplaces, por exemplo.
Para evitar problemas, é interessante saber alguns conceitos e pré-requisitos que vão ajudar bastante a ter sucesso na sua Loja Virtual!
Uma boa ferramenta de gestão é o pulo do gato, já que ela permite ao lojista que, em um único painel intuitivo e completo, visualize relatórios de performance! Se você usa uma boa ferramenta você conta com uma business intelligence para obter todas as informações detalhadas sobre a operação, aspecto que facilita tomadas de decisões.
Maior possibilidade de personalização: você detalha bem sua marca, trabalha toda a identidade visual e verbal dela, sem ter tantas limitações como em marketplaces. Dessa forma, a marca do empreendedor tem mais chances de ficar na mente de seu consumidor.
Maior margem de lucro: se souber administrar bem os custos nesse modelo de negócio, a margem de lucro por venda pode ser maior, nas lojas próprias, não há taxas e nem comissões por venda ou serviços associados como os logísticos.
Seller possui maior liberdade: ele terá maior liberdade, diferentemente dos marketplaces, onde os lojistas podem ficar submetidos a algumas regras e burocracias.
Grande alcance de consumidores: o potencial de consumo deste ramo é muito grande, já que as lojas virtuais já são um formato bastante consolidado no mercado.
Maior investimento: investir em servidores, bancos de dados, gateways de pagamento, serviços logísticos, sistemas antifraude, estratégias de divulgação e geração de tráfego, ferramentas para atender visitantes, manutenção e outras questões técnicas. Isso gera um custo mais elevado!
Gestão Logística: aqui é muito delicado, pois quem promete envio de mercadorias para vários pontos do país precisa pensar na maneira mais rápida e segura de garantir que o produto chegue às mãos de quem comprou.
Dificuldade para estabelecer um bom relacionamento: um dos principais desafios do empresário virtual: dar sempre um retorno rápido aos pedidos do cliente, para evitar transtornos e a criação de uma imagem desfavorável da marca perante o mercado.
São necessárias medidas de segurança: lojas virtuais também podem necessitam de políticas de segurança de dados e medidas de proteção contra ataques hackers e compradores mal-intencionados.
Para entender quanto custa montar uma loja virtual, é preciso entender, antes de mais nada, como funciona uma operação de e-commerce. Ela não se resume somente à loja virtual, mas envolve uma série de outros fatores que são de suma importância. Você tem a opção de montar uma loja virtual mais modesta e eficiente ou dependendo do seu orçamento, montar uma loja virtual bem mais sofisticada. Tudo é possível e depende dos seus recursos e necessidades.
Iniciar uma loja virtual pode parecer um grande desafio, se ficou alguma dúvida, chama a gente, nós te ajudaremos! Lembre-se sempre: com dedicação e busca por conhecimento você vai conseguir tirar esse projeto do papel e ter sucesso nas vendas!
Até o próximo artigo! 👋🏻
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