Mas e aí? Será que realmente ajuda meu negócio? Ou será que incomoda os usuários? Tem quem ama e quem não ama! Hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa tecnologia e te mostrar como o chatbot para e-commerce pode ser sim fundamental para o crescimento da sua marca. Vem comigo!
Como já pincelamos lá em cima, um chatbot é um software que usa a inteligência artificial que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. Um software que conversa com uma pessoa de maneira tão natural quanto você é capaz de imaginar, atendendo suas necessidades de forma rápida e assertiva.
E o conceito por trás do funcionamento dele é bem simples: a cada mensagem recebida, os chatbots consultam uma base de dados, encontrando respostas para as perguntas ou mensagens enviadas pelos usuários.
Se você trabalha com vendas online, provavelmente possui dificuldades para responder todos os clientes de forma rápida, afinal, nem sempre as lojas virtuais possuem uma equipe centralizada para este tipo de atendimento.
Então, o chatbot para e-commerce possui vários benefícios que podem ajudar o
seu negócio!
Sem contar que com ele você vai ter mais otimização nas tarefas, a empresa oferece um atendimento instantâneo aos visitantes, o que significa uma tarefa a menos para a equipe.
Outro ponto interessante é que com ele você terá mais agilidade no atendimento, ou seja, como o sistema fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, isso permite que o consumidor seja respondido de maneira rápida em qualquer momento. Inclusive, a rapidez no atendimento causa impactos diretos na visão que o cliente tem em relação à sua empresa. Afinal de contas, quando ele nota que o serviço tem qualidade e agilidade, as chances de ficar satisfeito são bem maiores.
Bora de mais uma vantagem? Aumento da produtividade do time! Com a otimização das atividades, automaticamente haverá um aumento da produtividade da equipe. E seja por meio das redes sociais ou pelo canal oficial dentro do site, os chatbots otimizam a experiência do usuário, sendo eficaz e rápidos em mostrar soluções.
Sem contar que eles processam uma grande quantidade de informações e, por isso, permitem personalizar o atendimento e deixar os clientes mais satisfeitos. Então, se um cliente deseja um produto com características bem específicas, o software é capaz de realizar uma pesquisa em poucos segundos.
Essa ferramenta pode ser usada em diversos momentos da jornada de compra online de um cliente. Desde o momento em que o usuário entra no site da loja, o chatbot já aparece, sugerindo que ele inicie uma conversa para esclarecer dúvidas.
Assim a jornada do cliente fica mais fluida, com menos pontos de atrito, trazendo vantagens tanto para o negócio que adota essa estratégia como para o consumidor. Afinal, ele recebe um serviço otimizado, rápido e eficiente, melhorando sua satisfação com a empresa.
Depois, se o cliente navegar pelo site em busca de um determinado produto, mas não encontrá-lo, pode acionar o chatbot para perguntar o que quiser. E no pós-venda, o consumidor também consegue recorrer ao atendimento via chatbot para tirar dúvidas sobre atrasos na entrega ou para avisar sobre defeitos no produto, por exemplo.
Olha só os principais benefícios de automatizar seu chat online:
1. Agilidade no atendimento
2. Captação de clientes
3. Diminuição de erros
4. Promove a satisfação dos clientes
5. Automação de processos
É claro que vocês já ouviram falar dele, o Chat GPT - Para muitos uma ferramenta moderna e importante desde a chegada dos mecanismos de busca, capaz de promover mais uma “mini-revolução”.
Através do Chat GPT, a OpenAI trouxe uma Inteligência Artificial (AI) capaz de responder perguntas complexas através de conversação. Muitas pessoas já consideram essa ferramenta revolucionária porque ela foi treinada para aprender o que os humanos querem dizer quando fazem suas perguntas, e responder de forma surpreendentemente humana, como se fosse uma outra pessoa escrevendo.
No e-commerce o Chat GPT pode ser usado para alimentar um chatbot que ajuda os clientes em sua experiência de compra respondendo perguntas, fornecendo recomendações de produtos e auxiliando no processo de compra. Ele também poderia sugerir produtos similares ou complementares com base no histórico de busca ou compras do cliente.
E a gente já falou dele por aqui, confira o vídeo onde falamos 5 dicas de como usar o Chat GPT na sua Loja Virtual:
A resposta é: claro que não! Eles não devem substituir pessoas. Na verdade, eles devem auxiliá-las, os chatbots vieram para para maximizar a produtividade. De fato, transformações estão acontecendo e vão continuar a acontecer, mas essa inovação não vai tirar o emprego de ninguém.
Viu só como um chatbot para e-commerce pode contribuir de inúmeras formas para o seu negócio? Podemos então concluir que o chatbot é um bom investimento para empreendedores que desejam aumentar suas chances de retenção e a satisfação de seus clientes.
A todo momento novas tendências tecnológicas surgem no mercado e quem quiser se dar bem no meio on-line, precisará estar disposto a acompanhá-las. Fique atento: as mudanças nessa área têm sido aceleradas e
você deve estar preparado!
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e saiba mais sobre
o crescimento do número de empresas que atuam com comércio eletrônico , lá você pode conferir as melhores dicas para alcançar bons resultados sempre!
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