Quando é o momento de abrir uma Loja Virtual?

1 de março de 2023
Por Milene Guerra




Será que devo esperar o Carnaval passar? E se eu abrir no fim do ano, muita gente faz compras nesse período? E se eu resolver abrir no começo do ano? Afinal, qual o momento certo?


Para se fazer essa pergunta, primeiramente você deve pensar em muitos fatores! Ter um espaço nesse mundo maravilhoso da internet exige algum investimento financeiro, planejamento, e principalmente, muita preparação! Bora levantar alguns pontos importantes para você considerar nesse momento e te ajudar a encontrar a resposta certa!


O que é uma Loja Virtual?


Vamos para um breve resumo: loja virtual é um o site exclusivo de uma loja ou marca, com toda estrutura de venda, ou seja, além de tudo o que o cliente vê, como vitrine de produtos e métodos de pagamento ou opções de frete, a loja virtual também inclui ferramentas de gerenciamento do negócio.


Todo o processo de compra e venda é realizado digitalmente, desde a escolha dos produtos, até o processamento de pagamento. Ao receber um pedido feito por um cliente da loja virtual, o lojista deve separar o produto em estoque e enviá-lo para o comprador. O consumidor, após receber a compra pode inclusive realizar a devolução ou iniciar um processo de troca de mercadoria, assim como seria realizado em uma loja física.


Em que momento devo abrir uma Loja Virtual?


Cada mercado tem suas particularidades, com uma loja virtual não é diferente. Você deve estudar muito bem quem são seus concorrentes, o que vender para faturar mais, as épocas de maior ou menor volume das vendas, os custos necessários para investimento e manutenção do negócio e, claro, principalmente, quando você se sentir preparado para isso!


Outro fator super importante: Normalmente, pela facilidade e custo inicial mais acessível, marketplaces e redes sociais são a porta de entrada para quem quer empreender no e-commerce. Vale muito você validar seu produto por lá! antes de abrir sua loja virtual! Muita gente dá os primeiros passos por meio de canais como as redes sociais e os marketplaces, por exemplo. 



Devo vender em loja virtual?




Para evitar problemas, é interessante saber alguns conceitos e pré-requisitos que vão ajudar bastante a ter sucesso na sua Loja Virtual!


  • Identifique o seu nicho de mercado
  • Qual seu público-alvo e como se comunicar com ele
  • Saiba como gerar tráfego para sua loja
  • Conheça bem o mercado
  • Trabalhe em diferentes canais além da Loja Virtual
  • Facilite ao máximo a jornada do seu cliente
  • Tenha boas ferramentas de gerenciamento



Uma boa ferramenta de gestão é o pulo do gato, já que ela permite ao lojista que, em um único painel intuitivo e completo, visualize relatórios de performance! Se você usa uma boa ferramenta você conta com uma business intelligence para obter todas as informações detalhadas sobre a operação, aspecto que facilita tomadas de decisões.



E claro, tem muitas VANTAGENS em vender em Loja Virtual:


Maior possibilidade de personalização: você detalha bem sua marca, trabalha toda a identidade visual e verbal dela, sem ter tantas limitações como em marketplaces. Dessa forma, a marca do empreendedor tem mais chances de ficar na mente de seu consumidor.


Maior margem de lucro: se souber administrar bem os custos nesse modelo de negócio, a margem de lucro por venda pode ser maior, nas lojas próprias, não há taxas e nem comissões por venda ou serviços associados como os logísticos.


Seller possui maior liberdade: ele terá maior liberdade, diferentemente dos marketplaces, onde os lojistas podem ficar submetidos a algumas regras e burocracias.


Grande alcance de consumidores: o potencial de consumo deste ramo é muito grande, já que as lojas virtuais já são um formato bastante consolidado no mercado.


Mas tudo que tem vantagem, tem DESVANTAGEM:


Maior investimento: investir em servidores, bancos de dados, gateways de pagamento, serviços logísticos, sistemas antifraude, estratégias de divulgação e geração de tráfego, ferramentas para atender visitantes, manutenção e outras questões técnicas. Isso gera um custo mais elevado! 


Gestão Logística: aqui é muito delicado, pois quem promete envio de mercadorias para vários pontos do país precisa pensar na maneira mais rápida e segura de garantir que o produto chegue às mãos de quem comprou. 


Dificuldade para estabelecer um bom relacionamento: um dos principais desafios do empresário virtual: dar sempre um retorno rápido aos pedidos do cliente, para evitar transtornos e a criação de uma imagem desfavorável da marca perante o mercado.


São necessárias medidas de segurança: lojas virtuais também podem necessitam de políticas de segurança de dados e medidas de proteção contra ataques hackers e compradores mal-intencionados. 



Já sei o momento para abrir minha Loja Virtual, fiz o planejamento e estou preparado para isso, e agora? Qual será meu custo?



Para entender quanto custa montar uma loja virtual, é preciso entender, antes de mais nada, como funciona uma operação de e-commerce. Ela não se resume somente à loja virtual, mas envolve uma série de outros fatores que são de suma importância. Você tem a opção de montar uma loja virtual mais modesta e eficiente ou dependendo do seu orçamento, montar uma loja virtual bem mais sofisticada. Tudo é possível e depende dos seus recursos e necessidades.


Iniciar uma loja virtual pode parecer um grande desafio, se ficou alguma dúvida, chama a gente, nós te ajudaremos! Lembre-se sempre: com dedicação e busca por conhecimento você vai conseguir tirar esse projeto do papel e ter sucesso nas vendas!


Até o próximo artigo! 👋🏻






bannerrrr
Libere o  potencial do seu ecommerce com um hub de integração de marketplaces whitelabel
6 de setembro de 2023
Benefícios de usar um hub de integração de Marketplaces Whitelabel
Por Por Lívia Lima 17 de agosto de 2023
Vale a pena vender no Magalu Marketplace?
  • Gestão inteligente para o seu marketplace

    Escreva sua legenda aqui
    Fale com a Hubsell
  • Gestão inteligente para o seu marketplace

    Escreva sua legenda aqui
    Fale com a Hubsell
Share by: