Quer saber mais sobre essa estratégia usada por empresas para melhorar a experiência do cliente por meio do oferecimento de diversos canais de marketing e vendas integrados. Vem saber mais um pouco sobre isso!
Você pode não ter ouvido o termo omnichannel ainda, mas possivelmente já vivenciou uma experiência assim.
Omnichannel é uma estratégia que amplia a experiência do cliente por meio da interação entre todos os pontos de contato da empresa com ele, tanto online como físicos. É a famosa abordagem de vendas multicanal, que busca fornecer aos clientes uma experiência de compra perfeita. Essa estratégia se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Tudo para fazer com que a experiência do cliente esteja no centro! O usuário poderá navegar e interagir com sua marca por meio de diversas plataformas, o que criará uma proximidade com ele. O Omnichannel trabalha para que o cliente não perceba diferenças entre o atendimento online e físico, seja em lojas, telefonemas e redes sociais. Quando uma empresa é capaz de oferecer os seus canais de maneira integrada, as chances de melhorar a lembrança de marca acaba gerando cada vez mais vendas!
Culpa dela né? A transformação digital, com a invasão da tecnologia em todos os âmbitos da nossa vida! Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela All iN revela que 60% dos brasileiros já consomem de forma híbrida, mesclando o varejo online ao físico — cenário que se intensificou principalmente após a pandemia. Diante disso, é normal esse esforço de integrar todos os canais para oferecer algo que é muito valioso nesse novo momento: uma boa experiência.
O termo experiência virou uma expressão-chave no mercado, pois encapsula a necessidade de fazer o agora ser incrível para o cliente como uma forma de fisgar e manter sua atenção.
Sendo assim imagine que um consumidor está procurando um computador novinho em folha. Ele começa suas pesquisas pelo produto no Google, vê reviews sobre ele, acessa infos sobre ele, comentários do produto nas redes sociais, etc. Depois que achou o computador top e encontrou a loja que vende pelo menor preço, ele tira suas dúvidas no atendimento via chat do site, e faz o pedido no e-commerce da loja, com a possibilidade de retirada do aparelho em uma loja física pertinho da casa dele.
Viu só: esse consumidor teve uma experiência consistente e sem fricções ao transitar entre todos esses canais.
Investir em uma experiência melhor para os seus clientes possibilita diversos benefícios afinal, todo esse trabalho tem o objetivo de deixá-los mais satisfeitos.
Essa estratégia gera muito conhecimento sobre o perfil do consumidor, pois ela possibilita um profundo entendimento do que de fato o cliente precisa, de suas necessidades e objetivos. Nesse sentido, ao promover a integração dos canais, é possível identificar fatores que contribuem ou não para a finalização de uma compra, por exemplo.
Ao integrar os seus canais de vendas, as empresas têm a oportunidade de proporcionar uma experiência de compra superior aos seus clientes, fornecendo as informações necessárias para a tomada de decisão.
Se o cliente tiver uma boa experiência com certeza serão mais leais com a marca. A empresa com essa estratégia consegue superar as expectativas na experiência de compra do consumidor. Quando a primeira experiência de compra é boa, eles sempre voltam e ainda recomendam sua empresa para outras pessoas.
Com o omnichannel, os estabelecimentos conseguem fornecer a possibilidade desses pagamentos diferenciados de maneira online e com a opção de retirada do produto na loja física. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para decidir sobre a sua compra.
Na verdade são mais desafios para colocar essa estratégia em prática
Para os clientes, a estratégia multicanal deve ser sinônimo de agilidade e eficácia. Lembre-se que processos que resultam em ruídos na comunicação podem gerar frustração e desistência nos consumidores.
A integração deve ocorrer de forma assertiva, unificando informações, dados e promovendo um gerenciamento simplificado, capaz de integrar todos os sistemas de vendas e atendimento utilizados.
Se o objetivo é gerar uma boa experiência de compra e uma boa satisfação do cliente, deve haver flexibilidade nas formas de pagamento. O objetivo é gerar o máximo de satisfação, reduzindo qualquer frustração em seus clientes, melhorar a experiência na hora do pagamento é uma etapa indispensável.
A estratégia omnichannel é um desafio, mas que se for bem elaborado pode proporcionar resultados incríveis para o seu negócio e o tão sonhado diferencial no mercado.
IMPORTANTE SABER QUE:
Omnichannel é uma coisa e multicanal é outra!
Todas as experiências omnichannel utilizam múltiplos canais, porém nem toda ação multicanal é omnichannel. Se todos os canais não funcionam juntos, como um só, sua marca não pratica o omnichannel.
A Magazine Luiza hoje é um dos maiores marketplaces do Brasil. Desde 2015, ela vem investindo em ações de atendimento, marketing e vendas omnichannel, integrando o mundo online e offline, além de criar campanhas em todos os seus canais.
Alguns exemplos de ações realizadas:
Independentemente dos canais escolhidos, uma coisa é certa: o relacionamento com os clientes precisa ser prioridade quando o objetivo é garantir a fidelização, gerar novos negócios e reter os atuais parceiros do seu negócio. Proporcionar uma experiência melhor para os seus clientes poderá trazer benefícios para a empresa e o aumentar a fidelização, já que um consumidor bem atendido sempre retorna.
O omnichannel é uma grande tendência pois, com a concorrência acirrada, a visibilidade constante das ações das marcas nas redes sociais e com consumidores cada vez mais exigentes, voltar o foco do seu negócio para proporcionar aos clientes experiências personalizadas e agradáveis se torna cada vez mais necessário.
O nível de qualidade presente em todas as etapas possibilita um cliente mais feliz e uma empresa mais próspera.
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Até o próximo artigo!
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