Plataformas como Uber, Airbnb, iFood, Mercado Livre e Magalu são exemplos desse modelo de negócios. Mas já pensou em montar um marketplace próprio? E loja virtual? Seria realmente rentável ter uma? Vamos colocar alguns pingos nos “is” hoje por aqui, vem comigo!
Uma das primeiras dúvidas de quem deseja vender online é justamente qual canal escolher! Desde já, podemos adiantar que não existe um modelo melhor ou pior. Os dois meios de venda têm características únicas, que devem ser analisadas diante do momento da sua empresa e dos seus objetivos a médio e longo prazo. Vamos explicar cada um!
Aqui você tem um espaço para vender seus produtos! O conceito é bastante simples: um vendedor oferece suas mercadorias para vários clientes. Os sites oferecem vitrines virtuais onde os clientes podem escolher, pagar e aguardar pelo que compraram.
Quando você pensa em montar o seu próprio marketplace você pode se tornar uma Plataforma onde vários parceiros cadastram seus produtos dentro da sua loja virtual, assim acontece com a Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre.
Qual será o mais vantajoso? Qual a real diferença entre eles? Ganho mais com um ou com outro? Vamos partir do princípio que ambos são canais de venda pela internet. Contudo, apesar de serem semelhantes, apresentam significativas diferenças. Então, podemos dizer que loja virtual é um modelo de negócio de uma única marca, enquanto o marketplace é semelhante a um shopping center, em que vários vendedores estão reunidos para comercializar em um só portal.
Muitos empreendedores já perceberam a oportunidade dos marketplaces e começaram a anunciar seus produtos neles. Porém, o que muita gente não sabe é que, hoje em dia, é possível criar um marketplace próprio. Como? Utilizando uma plataforma de marketplace!
Criar um marketplace é uma das oportunidades de negócio mais escaláveis do meio online. Um empreendimento escalável é aquele em que você, empreendedor, consegue aumentar o faturamento sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.
Para expandir um marketplace, você provavelmente só precisará investir mais em marketing. Afinal, trata-se de um negócio online que não possui estoque, pois os produtos são disponibilizados pelos vendedores cadastrados.
Você tem a possibilidade de escalar o negócio de forma mais rápida. Isso pode ser feito apenas agregando lojistas de qualidade ao longo do tempo do empreendimento.
Um Marketplace próprio pode ajudar a desviar a alta concorrência das lojas virtuais, visto que a plataforma possui um modelo diferente de negócio que reúne diversos sellers em apenas um lugar.
Com uma plataforma pronta seu marketplace já está construído e testado, e você só precisa fazer a personalização. Desse modo, você consegue criar um shopping virtual de forma muito mais acessível, rápida e prática.
Muitas pessoas pensam que para fazer isso é preciso contratar um programador. Mas hoje existem soluções muito mais rápidas, simples e acessíveis com as plataformas de marketplace! Plataformas prontas são ágeis e já possuem todas as funcionalidades necessárias. Uma plataforma de marketplace é uma solução tecnológica pronta que viabiliza e facilita a criação de um negócio nesse formato.
O marketplace é um negócio com retorno de médio a longo prazo. Apesar de não ter retorno a curto prazo, vale a pena investir e traçar estratégias para atingir o faturamento ideal.
Qualquer negócio exige investimento, concorda? Por isso, o aconselhável é fazer um planejamento financeiro e ter em mente todos os custos. Tanto com contabilidade, jurídico, marketing quanto com as ferramentas.
As Lojas virtuais já são um formato bastante consolidado no mercado e o potencial de consumo deste ramo é muito grande. O comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Atualmente, muitos preferem a comodidade de fazer uma compra online do que se deslocar para comprar na loja física, por exemplo!
Além de poder comprar a qualquer horário e no lugar que preferir, a facilidade em pesquisar, em poucos cliques, preços e informações sobre os produtos têm atraído cada vez mais pessoas às lojas virtuais.
Nas lojas virtuais, o ambiente é todo seu, o que permite fortalecer a marca, criar histórias e dar mais liberdade para a criatividade. Dessa forma, você poderá personalizar o site da forma que deseja, incluir funcionalidades que façam sentido e criar um canal que seja “a cara” da sua empresa.
Autonomia sem dúvida são um dos pontos positivos de ter uma loja virtual própria. É muito mais fácil de controlar todo o fluxo de pedidos e faturamento através de sua plataforma, além de evitar muitos fluxos, pois toda sua operação está focada no seu site, sem mediação de terceiros.
Apenas seus produtos aparecerão lá. Caso o cliente goste de um produto e sinta-se seguro em comprar no seu site, é muito provável que ele faça novas compras no futuro.
Geralmente as margens de lucro são maiores em uma loja virtual do que no marketplace por não haver intermediadores.
Mas temos também desafios pelo caminho:
Sobretudo quando está começando, é complicado as opções de envios, desde os custos até encontrar um bom serviço de envio de produtos.
Se tem um desafio dos grandes em se tratando de loja virtual é construir e, mais importante, manter uma boa reputação na internet. É um trabalho de formiguinha que precisa de investimentos consistentes para a divulgação da marca.
À medida que sua loja cresce, há a necessidade de mais infraestrutura e equipes. Assim, o empreendedor precisa de maior aporte financeiro para manter sua loja virtual.
Mas afinal, qual canal escolher?
O marketplace é um modelo de negócio que revolucionou e cresce a cada dia. O que muitas pessoas não sabem é que hoje em dia é possível criar um marketplace e ter resultados escaláveis. As lojas virtuais têm capacidade para atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo, mantendo o padrão de qualidade.
Dá uma olhadinha nesse nosso vídeo
Depois de entender o funcionamento de cada um, é importante estudar o cenário da sua empresa. Leve em consideração todos os pontos positivos e negativos de cada um.
O melhor canal de vendas para operar dependerá dos produtos vendidos, das necessidades dos clientes e de seus objetivos. O desafio é fazer com que seu cliente encontre você. No melhor cenário, é possível integrar operações e aproveitar as melhores funcionalidades dos dois!
E aí? Qual você prefere? Conta pra gente!
Até o próximo artigo!
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