Já sabemos que o comércio eletrônico tem apenas duas décadas e já ocupa grande parte das empresas brasileiras. E as vendas estão cada dia mais rápidas. Ao implementar um aliado na sua operação você consegue realizar uma primeira configuração, que torna a emissão de notas fiscais automáticas. A maioria dos marketplaces exigem nota fiscal para liberar etiqueta de postagem e por isso ter agilidade nessa etapa da operação é tão importante. Quanto mais rápido você emite a nota fiscal eletrônica, mais rápido você recebe a etiqueta de postagem para enviar seu pedido e fica melhor ranqueado dentro dos marketplaces.
Mas vamos pelo começo!
Nota fiscal é um documento oficial e comprobatório que registra transações de bens, produtos ou serviços entre duas empresas – pessoas jurídicas – ou entre uma empresa e uma pessoa física.
Além de ser uma prova das movimentações do caixa da empresa – sendo um documento fundamental para o gerenciamento de fluxo de caixa e conciliação bancária, por exemplo, é por meio delas que os órgãos governamentais conseguem controlar o recolhimento de impostos e taxas de tributos.
Logo ela auxilia o lojista a prestar contas para os órgãos públicos, e por meio dele realizar a contabilidade e cumprir com o pagamento de taxas e impostos.
É obrigatória a emissão de notas fiscais para negócios que contribuem com:
que é pago por lojistas cuja mercadoria transita entre estados, seja no momento da reposição de estoque ou no envio de produtos para clientes finais, como no caso do e-commerce.
que são os impostos sobre produtos industrializados, que são compostos por matérias primas e sua produção depende da indústria para ser realizada.
Empresas que não emitem nota fiscal, infringem a lei de número 8.846/94, que entra como crime de sonegação fiscal e não emissão de notas, o que acaba manchando a razão social do negócio.
A nota fiscal para e-commerce é um documento que comprova junto aos órgãos públicos a comercialização dos produtos. No caso do e-commerce, a nota fiscal utilizada é a eletrônica, que foi criada para substituir o modelo de papel. A NFe tem a mesma validade jurídica que a nota fiscal tradicional, mas como você pode imaginar, segue as tendências de modernização das empresas, impulsionada pelas mudanças trazidas pela transformação digital.
Utilizar um faturador, por exemplo, é uma alternativa que é ideal, principalmente para aqueles que não possuem uma grande equipe para realizar manualmente essa emissão.
Sim, existe a forma de se preencher manualmente, preenchendo dado por dado, se o seu
e-commerce ainda possui pouco volume as chances de erros são menores, mas sejamos francos, ainda existem! O mais recomendado, para quem
vende por marketplaces, é escolher um sistema que auxilie na emissão dessas notas.
O hub de integração da Hubsell possui um emissor de notas fiscais próprio.
Nosso hub, que têm maior foco no aumento de vendas em marketplaces, pode realizar essa emissão em uma única tela e com poucos cliques e, além de tudo, aumentar a capacidade de auxiliar o seller a gerenciar sua loja nos múltiplos marketplaces em que está integrada através de uma única plataforma.
Utilizar um faturador junto a um hub trará maiores benefícios para sua gestão, como:
Da mesma forma que nosso HUB de integração pode trazer um faturador, ele pode integrar outras funções que fazem a diferença para o vendedor nos marketplaces, especialmente as automações relacionadas às notas fiscais, as quais são muito bem-vindas.
Automatizar esse processo é fundamental para otimizar essas atividades e criar um fluxo de trabalho mais direcionado e eficiente. É justamente para conseguir otimizar o seu tempo e ganhar mais produtividade que um Hub de Integração é importante para o seu negócio.
Quando você faz uso dessa ferramenta é possível identificar algumas vantagens que isso trará para o seu negócio. Uma das vantagens é poder gerenciar as suas vendas tudo em um só lugar, mesmo você utilizando mais de um canal. Veja só:
- Estoque unificado;
- Gerenciamento massivo de pedidos;
- Anúncios replicados em todas os marketplaces com poucos cliques;
- Cadastro rápido de produtos para todas as contas;
- Emissão de notas fiscais e etiquetas de uma única vez;
- Relatórios em tempo real para monitorar a saúde da operação;
- Operação unificada: gestão de pedidos;
- Gestão de estoque;
- Status de rastreio de pedido;
- Importar e replicar cadastro de produtos;
- Atualização automatizada das informações dos produtos;
- Relatórios em tempo real;
Existem alguns pontos que são imprescindíveis para a definição de um
hub de integração de qualidade, que seja completo, sólido, confiável e que, acima de tudo, justifique o seu investimento. Para escolher o melhor hub de integração você precisa observar:
Estamos falando de um software cujo principal objetivo é expandir e melhorar o seu negócio e não fazer o caminho contrário e limitá-lo. Por isso, indicamos que você se certifique de que a plataforma consegue cumprir o que é prometido!
Um hub de integração ideal para a sua operação deve conseguir gerenciar diversos SKUs ao mesmo tempo sem travar ou falhar. Por isso, devem ser observados os seguintes pontos na estrutura do serviço:
- avaliações no Google, fóruns e grupos de lojistas;
- críticas e comentários no Reclame Aqui;
- cases de sucessos;
- presença em redes sociais;
- possibilidade de agendar uma demonstração.
Você vai precisar aprender sobre a ferramenta e assimilar tudo para aproveitar todos os recursos, portanto atente-se aquela que ofereça um bom suporte, você vai precisar!
Atente-se se o Hub escolhido tem integração com o marketplace que você vende (ou quer vender) seus produtos.
Analise as funcionalidades de acordo com o que você mais precisa e em concordância com o momento que está a sua empresa.
Observe os benefícios que o hub oferece e quanto de retorno você terá em um determinado tempo.
Compare os planos e as formas de pagamento de cada hub. Avalie a qualidade e a diversidade de recursos oferecidos pela solução.
Um dos objetivos de toda pessoa que procura um hub é o de facilitar a gestão do cadastro de produtos nos diferentes marketplaces, procure uma solução que ofereça capacidade para gestão massiva de produtos isso vai fazer uma super diferença!
Independentemente do seu atual volume de vendas, é importante avaliar os que possuem capacidade para atender a sua operação, inclusive em um potencial crescimento escalonado.
Buscar ferramentas para a otimização dessa parte burocrática te auxilia a se concentrar e melhorar a sua performance de vendas. Além de trazer segurança para os clientes, vai evitar futuros problemas. Que tal falar agora com um dos nossos consultores e conheça mais sobre nossos planos para escolher aquele que se encaixa melhor no seu negócio?
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Até o próximo!
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