Só escutaram no Shark Tank Brasil? Saber medir e analisar indicadores é indispensável para planejar as vendas em marketplaces e escalar os resultados. Sendo assim, podemos dizer que os KPIs servem como um diagnóstico. Com essa ação é possível identificar problemas, possíveis soluções e traçar metas e ações de crescimento pro seu marketplace! Bora deixar tudo mais fácil de entender? Vem comigo no artigo de hoje!
Entre as tantas siglas que aparecem no dia a dia dos empreendedores, você já deve ter se deparado com a KPI.
KPIs é a sigla para Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Performance, ou seja são métricas que a sua empresa prioriza para atingir determinadas metas e objetivos. Ou seja, do universo de métricas possíveis de se acompanhar, a sua empresa selecionará algumas que são “chave” para se atingir o sucesso do negócio.
Na prática: eles vão te mostrar onde pode estar seu erro, tornando muito mais fácil fazer a correção.
O grande desafio quando falamos sobre os indicadores de vendas de uma empresa é a definição dos parâmetros que são realmente relevantes para a estratégia comercial. Sim, tem uma infinidade de KPIs que podem ser monitorados, mas nem todos são importantes para todas as empresas.
Se você ainda está se perguntando quais são as vantagens de usar KPI, nós listamos alguns tópicos que resumem a importância dessa técnica para a gestão empresarial:
Cada negócio tem um modelo de atuação diferente. Além disso, dependendo dos objetivos de seu planejamento estratégico, diferentes indicadores de desempenho podem ser necessárias para monitorar as atividade mais importantes para o seu e-commerce. Por isso, analise com cuidado estes KPIs e define aqueles que realmente são relevantes para o seu comércio eletrônico.
O ticket médio representa o valor mediano das compras realizadas durante um determinado período!
Uma maneira de mensurar o comportamento do seu consumidor é através do cálculo do ticket médio. Para encontrar essa informação, você precisa pegar o seu faturamento e dividi-lo pela quantidade de vendas realizadas no mês. Além de saber calculá-lo, é importante conhecer formas de aumentá-lo. Vender e contar com estratégia nas campanhas de venda é muito importante para quem trabalha no e-commerce. Mas algo que é muito importante, e muitas vezes não damos o devido valor, é saber qual é e como calcular o ticket médio do seu negócio com o objetivo de aumentar.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio é bastante simples.
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês
Basta indicar quantas vendas foram feitas e dividir pelo faturamento total do período, que pode ser um mês, uma semana, um ano.
Quer saber se a sua loja está atraindo pessoas? Se tem ou não visitantes? Com esse KPI você pode consultar o número de visitantes em um determinado período. Com essa informação, você pode definir estratégias para ampliar esse tráfego. Ao olhar para o tráfego, também é importante compreender: percentual de visitantes que retornaram ao site em relação à quantidade total (visitantes recorrentes).
KPI de tráfego orgânico: diz respeito aos visitantes que chegarem ao site de forma autônoma, ou seja, não clicaram em anúncios pagos no Google para encontrar a empresa.
KPI de tráfego pago: corresponde a todas as palavras chave que trouxeram visitas para o site por meio de anúncios no Google AdWords.
Entender sua taxa de conversão é muito importante, pois vai deixar claro o quão eficiente e maduro está o site, e também de suma importância para acompanhar os resultados do negócio como um todo. Para saber a sua conversão, é preciso dividir o número de vendas pelo total de visitas. É uma métrica vital para você avaliar a situação atual do seu e-commerce. Caso os números não sejam satisfatórios, a partir dessa KPI você pode traçar estratégias para aumentá-los.
Por isso, é importante explicar que esse indicador não é apenas uma métrica de vendas, mas sim um número importante de ser analisado para entender quantas oportunidades ao longo de todo o funil viram negócios fechados, ou seja, quantos visitantes se tornam clientes.
Esse é um cálculo de investimentos que vão desde a remuneração da equipe envolvida até a produção de conteúdo, entre outros custos. Quanto menor o valor do CAC, maior o lucro. O CAC é a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta para obter um novo cliente. Ele ajuda a medir o retorno sobre o investimento dos esforços para aumentar a clientela.
Uma das formas mais eficazes de medir a satisfação dos clientes, dentro do marketing digital é por meio do NPS (Net Promoter Score). Além de entender se um cliente é um promotor, detrator ou uma pessoa neutra sobre a marca, você descobre qual é a taxa de satisfação geral dos clientes.
Para melhorar a taxa de NPS acompanhe também outros indicadores de desempenho do atendimento do cliente como:
É muito importante utilizar métricas na sua mensuração e de que maneira você pode aplicá-las na gestão estratégica do seu marketplace. Muitos gestores tomam decisões e traçam metas sem um planejamento adequado. Em grande parte dos casos isso ocorre por falta de conhecimento.
Contar com um bom hub de Integração é uma boa para utilizar de maneira certeira a inteligência de dados, isso porque esse tipo de plataforma centraliza e otimiza a operação e auxilia em todo o processo de venda.
É uma ferramenta que funciona como uma plataforma que integra e centraliza todos os dados da sua operação. A partir desse painel, você pode administrar suas vendas de forma otimizada e automatizada. Trocando em miúdos: você tem mais gestão e controle em um só lugar.
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