Por que um marketplace precisa de integrações? Será que fazendo a integração, eu, como gestor, consigo ter uma visão completa e estratégica para tomar decisões assertivas? Vem ler o artigo de hoje!
No Brasil, as vendas on-line tiveram um crescimento significativo nos últimos anos, e, além de crescer no faturamento, o comércio eletrônico também vem incorporando recursos de aprimoramento para atender às demandas dos marketplaces. Para ajudar no operacional, otimizar processos e tornar o ambiente mais seguro, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais sendo utilizadas. Tudo isso para proporcionar mais tempo aos vendedores e gestores de marketplaces, desenvolver estratégias e minimizar erros na operação.
Então vale considerar as características e funcionalidades de um Seller Center e entender se vale a pena integrar um ao seu marketplace!
O
Seller Center é uma ferramenta de gestão de operação poderosa que permite ao lojista que, em um único painel intuitivo e completo, visualize relatórios de performance e aprove a entrada de novos vendedores em seu marketplace. A plataforma comanda todos os sistemas envolvidos no ecossistema do negócio, tais como gestão de frete, atendimento, financeiro e o ambiente do sellers. E, cá para nós, essas informações são cruciais para seu negócio alavancar! Viu como ajuda? Sem um Seller Center empresas estariam fadadas ao descontrole operacional, desestruturação e a perda de mercado.
Admitir e excluir vendedores facilmente;
Definir padrões de anúncios e operacionais da plataforma;
Gerenciar aspectos financeiros, como estipular o valor e estilo de comissionamento;
Gerenciamento das vendas;
Cadastro de produtos em uma única plataforma para enviar de uma única vez aos marketplaces nos quais o vendedor está;
Relatórios de anúncios, vendas e estoque;
Automatização dos processos de separação e envio;
É possível fazer a gestão simultânea dos sellers;
Ter 100% de visibilidade da operação do seller;
Acompanhar todos os status do pedido, desde a emissão da nota fiscal até a entrega;
Dispor de um sistema automatizado de conciliação e split de pagamentos e gerar extratos financeiros;
Ter acesso a variados relatórios, que possibilitam visão estratégica para as decisões;
Realizar todo o atendimento ao seller pela própria plataforma de marketplace, facilitando a comunicação;
Dispor de um módulo de criação de campanhas, para disponibilizá-las aos sellers, na própria plataforma;
Com uma visão inteligente sobre a operação, os gestores conseguem planejar ações para atrair novos vendedores na plataforma e assim, aumentar o mix de produto, resultando no crescimento escalável. infraestrutura para todos os pilares que sustentam o universo do business. Com uma visão inteligente sobre a operação, os gestores conseguem planejar ações para atrair novos vendedores na plataforma e assim, aumentar o mix de produto, resultando no crescimento escalável. infraestrutura para todos os pilares que sustentam o universo do business.
As empresas que já possuem e-commerce têm na ferramenta a possibilidade de aumento exponencial de receita ao abrigar parceiros, gerir vendas, qualidades de lojistas que vendem por um canal, logística e controle financeiro.
Em linhas gerais, o Seller Center é um recurso tecnológico que administra o processo operacional do
marketplace, proporcionando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os vendedores em um só lugar.
Legal né? Que tal dar uma olhadinha nesse vídeo aqui onde são apresentados os diferenciais e benefícios de ter um Seller Center!
Vale a pena integrar um Seller Center no seu marketplace?
Vamos às VANTAGENS! ⭐
À medida que os marketplaces crescem, mais soluções específicas para atender as demandas desse modelo de negócios começam a aparecer. O seller center é um desses casos de ferramentas de apoio.
Com ele é possível fazer a gestão de toda a operação e desenvolver um relacionamento alinhado com os lojistas, como cadastro de produtos, preços e ofertas, monitorar sua reputação, acompanhar o status do pedido sem depender de informações do vendedor, fornecer extratos financeiros que orientem o repasse de pagamentos, ter um sistema de conciliação e split de pagamentos, disponibilizar o serviço de logística e gerar relatórios sobre o desempenho do negócio, ufa! Bastante coisa, não é mesmo?
✅Ganho de escala
Imagina seu marketplace crescendo, tendo um ganho sensacional de faturamento e ter que fazer controle em planilha de Excel? Trabalhoso não é? Para que um marketplace consiga expandir sua operação sem amarras, ele precisa de uma ferramenta flexível o suficiente para acompanhar tal crescimento.
✅Maior controle da operação
Dados estratégicos como a receita gerada em um período, vendas por categoria, fluxo de aprovação de pedidos, repasse para os sellers, esses e outros indicadores passam pela visão geral de quem controla o marketplace pelo Seller Center. Tudo centralizado, sem precisar ter várias abas abertas no navegador ou programas no computador para visualizar e tratar os dados.
Principais recursos de um Seller Center
➡️Gestão dos sellers
Com uma visão completa dos seus sellers, desde as informações cadastrais, usuários, take rate, fluxo de pedidos, produtos mais vendidos, tipos diferentes de transações realizadas, alertas acerca de possíveis erros cadastrais, categorização automática de produtos, etc.
➡️Gestão dos pedidos
Ele apresenta uma visão completa dos pedidos, desde as informações cadastrais, produtos vendidos, status do pedido, informações logísticas, formas de transação de pagamentos selecionadas, sellers envolvidos no pedido, etc.
➡️Dashboard funcional e intuitivo
Quem tem um Seller Center tem um dashboard (painel de controle) criado estrategicamente para acompanhar os KPIs do seu negócio, tais como ranking de sellers e produtos, informações financeiras e de resultados. Além disso, poderá filtrar por período e por região.
➡️Acompanhamento logístico
Você consegue acompanhar o andamento dos despachos, bem como o custo dos fretes dos pedidos que estão sendo gerados no seu negócio.
➡️Cadastramento de Usuários
Você poderá cadastrar usuários de forma ilimitada por nuvem de acesso à plataforma.
Se você quer saber mais sobre as vantagens e tudo que envolve esse formato, recomendamos o nosso artigo:
“O que é um Seller Center” .
Como ferramentas tecnológicas auxiliam os marketplaces 👩💻
Cada vez mais as ferramentas alinhadas à
tecnologia e inovação estão sendo utilizadas para otimizar e tornar mais seguro e ágil o comércio eletrônico. Ter um Seller Center integrado ao seu marketplace vai ajudar no processo operacional, proporcionando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os vendedores em um só lugar, assim fica muito mais fácil obter todas as informações detalhadas sobre a operação, aspecto que facilita tomadas de decisões.
O Seller Center pode ser aplicado a exatamente todos os perfis de marketplace, não importa o tamanho, o segmento ou que está sendo comercializado, se são produtos ou serviços. Sempre que tiver pessoas vendendo em uma plataforma, a ferramenta se faz necessária.
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