Tá aí uma coisa importante! Muito da decisão final na hora da compra é baseada no preço! E o preço competitivo é uma das estratégias para melhorar seus resultados nas vendas! Quer saber mais? Continue a leitura que vamos mostrar caminhos importantes de precificação e estratégias para que o consumidor feche a compra com você! Bora descomplicar a precificação de produtos nos marketplaces e mostrar como calcular do jeito certo! Vem comigo!
No dicionário “precificação” é: Ação de precificar, de determinar o valor, o preço de; atribuição de valor a um produto ou serviço - consiste em determinar o preço dos produtos que você comercializa nos marketplaces, porém não se pode apenas chutar um valor, é preciso de um direcionamento estratégico para cobrir os custos da operação, ser competitivo no mercado e ainda dar lucro para a empresa.
Mas, estabelecer bons preços nem sempre é tão simples, é preciso fazer cálculos cuidadosos e pensar na sua própria atuação para chegar ao preço ideal para você, então vamos falar aqui de algumas estratégias!
Você sabe o que são custos variáveis e fixos né? Mas não custa relembrar aqui! Os custos variáveis estão diretamente ligados à venda do seu produto, por exemplo, os marketplaces cobram taxa de comissão do marketplace e em alguns casos o frete. As porcentagens variam de canal de acordo com cada canal e categoria, por isso é fundamental conhecer as regras das plataformas.
Já os fixos, não estão atrelados às vendas, ou seja, é aluguel do estoque, conta de luz, internet, etc. Pois todo santo mês você precisa pagar essas contas para manter a sua operação funcionando.
Então, para começo de conversa tenha tudo isso muito bem calculado!
Qualquer erro pode se tornar prejuízo, o cálculo do preço ideal de um produto deve ser muito bem pensado. Ter como base de informação os valores praticados pelos concorrentes é importante, mas não deve ser o único ponto a se considerar.
Pense assim: o preço final de um produto é composto pelo custo do produto, o custo de operação, o custo de vendas e o total de lucro desejado para cada unidade, logo precificação vai partir da sua estratégia de venda, entenda que cada produto contribui de forma diferente para o crescimento da sua empresa.
Há produtos que vendem muito, mas a margem de contribuição é menor e outros que o volume de vendas é menor, porém com margens altas. Estude cada um tim-tim por tim-tim!
Deixe seus preços mais competitivos, que tal? Isso mesmo, reduza seus preços! Quanto mais você conseguir diminuir os custos, mais chances você tem de aumentar seu lucro ou de oferecer preços mais baixos para o consumidor. Só que para isso você deve buscar a redução dos custos operacionais! Pense bem! Se você não oferecer um preço competitivo, pode perder espaço para a concorrência e
não ganhar visibilidade nos marketplaces.
O hub veio aí para não queimar a cabeça com cálculo de diferentes taxas do marketplace e para garantir uma estratégia top de precificação. Ele permite a integração, centralização e gestão de seus pedidos em diferentes canais. Aposte em um
hub integrador de marketplace onde você possa integrar dados de diferentes canais onde você vende seus produtos. Isso facilita muito seus pedidos ficam todos concentrados no mesmo lugar, podendo ser consultados, atualizados e analisados ali mesmo.
Agora você sabe que um dos fatores mais cruciais na decisão de compra de consumidores online é o preço.
É por isso que os vendedores precisam criar uma estratégia de precificação em marketplaces muito bem estruturada para conseguir bons resultados. Já que você aprendeu algumas dicas básicas de preço, te convido a aplicar todo o conhecimento adquirido neste texto, bora?
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