Sim! É óbvio que as opiniões dos seus clientes podem ser uma fonte valiosa de informações para o seu negócio! Fazer uma pesquisa de satisfação é essencial para compreender as expectativas dos consumidores e se elas estão sendo realmente atendidas. Muitos gestores de e-commerce resistem em fazer a pesquisa de satisfação por acharem que estão incomodando os consumidores, porém fazer uma boa pesquisa demostra que você tem vontade de melhorar a experiência dos seus clientes! Se liga nas nossas considerações abaixo para saber mais sobre isso!
Vamos lá! É um questionário que pode ter perguntas qualitativas ou quantitativas, e a princípio busca entender a percepção dos consumidores sobre como anda a qualidade dos seus produtos, atendimento ou serviços. Ela mostra se s expectativas dos seus consumidores estão realmente sendo atendidas. Simples assim! Porém, apesar de simples, é importante que a pesquisa de satisfação seja feita com planejamento e objetivos bem definidos.
Bom aí que tá! Depende do cliente! Pois, a pesquisa é realizada sob o viés do cliente, e, claro, depende da disposição dele para responder com a atenção que merece. Justamente por isso que algumas lojas oferecem um cupom de desconto, aos clientes que se dispõem a dar feedback. Ao fazer uma pesquisa de satisfação, a sua loja precisa estar preparada para ouvir opiniões negativas e ver nisso uma oportunidade. A partir das reclamações dos clientes, é possível identificar erros que podem estar impedindo o seu crescimento e agir para solucionar problemas antes que se tornem uma crise que pode trazer danos para a imagem do negócio.
Net Promoter Score é um método de avaliação criado por Fred Reichheld para entender o nível de lealdade dos clientes! Ele é muito mais eficaz ao apresentar diversos benefícios quando comparado com as demais pesquisas de satisfação.
Tenho certeza que você que está lendo esse artigo já passou por uma pesquisa assim: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo?” Isso porque a base do NPS é a aplicação de perguntas que devem ser respondidas com números, e a partir da média das respostas, é possível chegar a uma estimativa do perfil de cada cliente!
Notas de 0 a 6 – Clientes detratores, que não viram grandes benefícios e não pretendem fazer novas compras.
Notas 7 e 8 – Clientes neutros, que tiveram uma experiência de compra mediana ou até positiva, mas que não são leais e que não têm preferência diante da concorrência.
Notas de 9 a 10 – Clientes promotores, que notaram grandes benefícios com a compra do produto ou serviço e que são admiradores da marca.
Com o ponto de vista externo trazido pelos clientes, você tem acesso a ideias que podem ser transformadas em melhorias. A colaboração dos clientes na pesquisa de satisfação não é uma mera opinião: se bem aproveitada pode ser o ponto de partida para novas ideias de produtos ou serviços e para a resolução de problemas.
Porém não existe só o NPS, você também pode criar a sua própria pesquisa, formulando as perguntas certeiras para o seu negócio, usar pesquisas online, tem ferramentas gratuitas que realizam este tipo de pesquisa ou recorrer a consultorias, essas oferecem um serviço mais profissional e, por isso, mais caro.
Loja virtual é diferente de uma loja tradicional. O cliente na sua loja faz a jornada de maneira mais autônoma, sem nenhum tipo de atendimento personalizado, embora muitas tem chat para tirar as dúvidas. Por isso, a pesquisa de satisfação do cliente é uma excelente maneira de se aproximar do consumidor e de convidá-lo para participar do processo de qualificação da marca, por mais que o gestor da loja verifique se as etapas de compra estão ocorrendo de maneira satisfatória, há coisas que somente o cliente pode apontar.
Se pensarmos que a experiência de compra começa em buscadores como o Google e termina somente quando o cliente usa o produto que encomendou, conseguiremos entender que há muitas etapas em que tudo deve correr bem. Assim, conhecer os pontos fortes e fracos desse processo é importante para manter os clientes fiéis e satisfeitos.
E aí? Você faz pesquisa de satisfação na sua loja? Acha importante fazer? Agora que você já está sabendo tudo sobre a importância de fazer uma pesquisa de satisfação para loja virtual, que tal ler mais sobre precificação na sua loja? Confira esse artigo sobre precificação e aumente as suas chances de oferecer uma ótima experiência de compra para que seu cliente feche com você!
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