E é aí que surge o SELLER CENTER, ele é o grande responsável por viabilizar e permitir a expansão do marketplace, quer saber mais sobre isso? Vem ler o artigo de hoje!
O marketplace é um espaço virtual de comércio eletrônico, que reúne diversos vendedores ofertando produtos e serviços. A pesquisa "Cenário da Adoção do Marketplace Online" realizada em 2021 pela Mirakl, uma plataforma SaaS de marketplace corporativo, aponta que 86% dos conumidores reconhecem esse espaço como a forma mais conveniente de consumir atualmente. Diante desse cenário, novas tecnologias têm surgido para facilitar essas demandas e a transformação de lojas virtuais em marketplaces. É o caso do Seller Center, ferramenta de gestão de marketplace que tem chamado a atenção no mercado.
O Seller Center é um sistema utilizado para gerir a operação de marketplaces. Sua utilização permite agregar dados em tempo real sobre as operações, integrar sistemas de gestão e unificar os pilares que certificam o sucesso do ambiente de vendas. Para auxiliar nas tarefas, o Seller Center concentra todos os dados e informações da operação de compra e venda em um só lugar. Assim, o gestor pode ter uma visão completa e estratégica para tomar decisões assertivas para o melhor funcionamento da plataforma.
Com uma visão inteligente sobre a operação, os gestores conseguem planejar ações para atrair novos vendedores na plataforma e assim, aumentar o mix de produto, resultando no crescimento escalável.
Não é a toa que ele é o CENTRO do seu negócio, olha só o que ele faz:
Gestão de pedidos;
Gestão de lojistas;
Gestão de catálogo de produtos por categoria;
Gestão de atendimento;
Gestão financeira;
Gestão de logística.
Veja o vídeo que resume bem os benefícios de se ter um Seller Center. Saiba como melhorar a gestão do seu próprio marketplace, o controle dos seus sellers e a sua tomada de decisão! Isso sem dúvida ajuda muito o seu marketplace a crescer!
Vamos dizer que ele funciona como uma via de mão dupla, sendo utilizado pelo proprietário do marketplace para gerir todas as atividades de venda dentro da plataforma, mas também funcionando como central de comando do próprio negócio dentro do canal para os vendedores.
No caso dos lojistas, a ferramenta atua na gestão dos recursos de negócios. Isso inclui funcionalidades para atendimento, frete, organização financeira, páginas de vendas, etc. Em vários
marketplaces de peso existe um Seller Center para os lojistas.
Com uma visão completa dos seus sellers, desde as informações cadastrais, usuários, take rate, fluxo de pedidos, produtos mais vendidos, tipos diferentes de transações realizadas, alertas acerca de possíveis erros cadastrais, categorização automática de produtos, etc.
Ele apresenta uma visão completa dos pedidos, desde as informações cadastrais, produtos vendidos, status do pedido, informações logísticas, formas de transação de pagamentos selecionadas, sellers envolvidos no pedido, etc.
Quem tem um Seller Center tem um dashboard (painel de controle) criado estrategicamente para acompanhar os KPIs do seu negócio, tais como ranking de sellers e produtos, informações financeiras e de resultados. Além disso, poderá filtrar por período e por região.
Você consegue acompanhar o andamento dos despachos, bem como o custo dos fretes dos pedidos que estão sendo gerados no seu negócio.
Você poderá cadastrar usuários de forma ilimitada por nuvem de acesso à plataforma.
No Brasil, as vendas on-line tiveram um crescimento significativo nos últimos anos, e, além de crescer no faturamento, o comércio eletrônico também vem incorporando recursos de aprimoramento para atender às
demandas dos marketplaces.
Para ajudar a crescer, para ajudar no operacional, otimizar processos e tornar o ambiente mais seguro, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais sendo utilizadas. Tudo isso para proporcionar mais tempo aos vendedores e gestores de marketplaces, desenvolver estratégias e minimizar erros na operação.
Com ele é possível fazer a gestão de toda a operação e desenvolver um relacionamento alinhado com os lojistas, como cadastro de produtos, preços e ofertas, monitorar sua reputação, acompanhar o status do pedido sem depender de informações do vendedor, fornecer extratos financeiros que orientem o repasse de pagamentos, ter um sistema de conciliação e split de pagamentos, disponibilizar o serviço de logística e gerar relatórios sobre o desempenho do negócio, ufa!
Bastante coisa, não é mesmo?
Olha só mais esse vídeo que mostra como vale a pena integrar um Seller Center a um marketplace:
Primeiramente, vale a pena adquirir um Seller Center quando uma empresa quer abrir o seu próprio marketplace ou quando ela já tem um marketplace e quer dar escala a ele.
Quando um negócio virtual começa a crescer e se estruturar, torna-se necessário investir em novas ferramentas para que a excelência da gestão acompanhe a demanda de compras.
Se ele oferece uma
solução customizável: para adaptar a solução de Seller Center às particularidades do seu negócio. Desta forma, suas tomadas de decisão são mais inteligentes, rápidas e seguras.
Se ele oferece uma
solução 360º: (Plataforma + Hub + Seller Center) é importantíssimo ter uma solução 360º de integrações nativas quando o assunto é gestão de marketplaces.
Se ele oferece um bom
onboarding dos sellers: para monitorar a sua operação direcionando os sellers durante o passo a passo inicial e melhores práticas no seu marketplace.
Para ter um melhor controle dos sellers
Com a aquisição de sellers para o seu negócio, as chances de vender mais aumentam significativamente.
Para ter o controle das operações
É possível escalar sua empresa para outras regiões, cidades e estados de forma mais rápida e organizada.
Para realizar uma comunicação estratégica com os sellers
É possível selecionar sellers de segmentos complementares para atender o cliente com o mix completo de produtos.
É uma grande vantagem ter um Seller Center que apresenta todos os dados necessários para avaliar a performance de um marketplace. As decisões se tornam data drive e trazem mais segurança e embasamento para a visão estratégica e operacional mais completa.
E ISSO AJUDA DEMAIS SEU MARKETPLACE A CRESCER
Com isso, a escalabilidade do negócio se torna possível. Afinal, uma base de dados bem organizada é determinante para traçar as jornadas e fluxos para processos eficientes.
Através de um
Seller Center de qualidade você tem as ferramentas necessárias para escalar o seu negócio e ampliar o número de vendedores em seu marketplace.
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