A resposta para essa questão depende de alguns fatores e nesse texto vamos explicar cada um deles, as particularidades da plataforma e as vantagens para quem quer começar a
vender nos marketplaces. Se você quer realmente saber se ainda compensa vender na
Shoppe em 2023 e que iniciar sua jornada por lá, vem com a gente e leia na íntegra esse post.
A Shopee foi lançada em 2015, em Cingapura. Desde então, a plataforma tem crescido muito rapidamente, obtendo grande sucesso não apenas no mercado asiático mas também disponível em 13 países: Malásia, Cingapura, Brasil, México, Colômbia, Chile, Indonésia, Taiwan, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Polônia e Espanha.
No Brasil a Shopee chegou em 2019. Ah, uma curiosidade: nosso país foi o primeiro fora da Ásia a receber o serviço. Entre seus principais acionistas e investidores a Shopee tem a Tencent, a gigante chinesa, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
E não é à toa que tudo isso contribui para que a plataforma seja uma escolha bastante vantajosa para empreendedores brasileiros que querem começar ou expandir as suas
vendas pela Internet pelos marketplaces.
Ainda recente no mercado brasileiro de e-commerce, a plataforma registrou crescimento significativo durante 2022 mas ganhou reforço mesmo foi na pandemia. De janeiro a junho deste ano, o número de acessos mensais da plataforma cresceu 7%. O crescimento fez com que ela ocupasse a segunda colocação entre os marketplaces mais visitados do País.
Um grande diferencial nisso é o fácil acesso e o grande suporte que a plataforma oferece para começar um negócio do zero e alavancar as vendas pois os custos iniciais são baixos. Além disso, os vendedores podem alcançar novos clientes mais facilmente, porque a Shoppe possui uma das maiores comunidades de compras online, com usuários engajados não apenas durante mega campanhas como a Black Friday, mas com muito tráfego todo santo dia.
E claro, para chegar até aqui, o
marketplace usou ótimas estratégias de venda e marketing para atrair vendedores e compradores. As ações de marketing da Shopee estão presentes em diversos canais de comunicação digitais como o Instagram, o Facebook e o Tik Tok, além de marcar presença também na TV. Impossível não lembrar da Xuxa cantando o Ilariê da Shopee, do Jackie Chan anunciando o frete grátis, e a propaganda da Black Friday de 2020, inspirada na grudenta música “Baby Shark”, entre muitas outras. De forma divertida e inteligente, a
plataforma conseguiu atrair os olhares de milhares de pessoas pelo mundão.
Vantagens? Temos! O aplicativo de compras online da Shopee, foi o mais baixado no ano de 2021 e o líder de downloads do App, foi o mercado brasileiro com cerca de 32% do volume total. Ou seja, um grande fenômeno que vai continuar crescendo em 2023.
- Antes de entrar em qualquer plataforma, é muito importante conhecer quais são as regras dela, certo? No caso da Shopee, você vai encontrar as melhores taxas de comissão do mercado.
- Descontos no frete! Sim, porque estimular mais compras é bom demais e a Shopee também investe em descontos progressivos no frete. O objetivo é fazer com que mais pessoas se sintam estimuladas a comprar mais, não deixando que o preço da entrega se torne um impeditivo. Por mais que seja focado mais na experiência do cliente, não deixa de ser um ponto positivo para o seu negócio.
- Diversificação dos canais de venda! Claro que um lojista de sucesso precisa diversificar seus canais de venda, e estar presente na Shopee não significa fazer todas as suas vendas por ali. É possível conciliar esse canal de venda com muitos outros, como um site próprio, seu Insta e outros marketplaces, por exemplo. O mais importante é identificar se faz sentido para o seu negócio vender ali. Tendo uma resposta positiva, essa diversificação pode trazer retornos interessantíssimos para a sua loja.
- A plataforma é pensada na sua experiência como vendedor também, o que ajuda bastante quem tem uma rotina muito corrida. Você não precisa dominar totalmente a ferramenta para conseguir marcar presença no canal. Com apenas alguns passos é possível se cadastrar e, em seguida, todo o processo de venda é muito prático.
- Os cupons promocionais que a Shoppe oferece fazem com que mais e mais clientes queiram comprar na loja, comprando não apenas com vendedores que eles já conhecem, mas também focando em novas oportunidades para outros lojistas. Excelente para quem quer vender mais sem precisar investir tanto.
- Aqui, um ponto positivo importantíssimo que a plataforma de marketplace da Shopee entrega: contar com informações e dados sobre o desempenho do seu negócio. Aquele painel de vendas completo. Quer saber detalhes sobre as visitas na sua página? A estatística está disponível. Quer saber quantas vendas foram feitas ou mesmo a sua taxa de conversão? Também estão disponíveis. Show né?
- Quais são as chances de que uma plataforma da Cingapura preste atenção nas demandas de um lojista brasileiro? Fiquem tranquilos quanto a isso, a Shopee está totalmente adaptada ao mercado brasileiro. Apesar da sua origem ser da Cingapura, a empresa entende a importância do Brasil para o seu sucesso e, inclusive, conta com um escritório no país. Além disso, todas as suas ações são pensadas em tornar a experiência do vendedor ainda mais intuitiva e prática.
1- Para atrair os compradores a retornar à plataforma, a Shopee criou a chamada Shopee Coin. Com efeito, os usuários podem ganhar moedas sempre que compram um produto no shopping. As moedas, por sua vez, podem ser utilizadas para fazer compras com desconto na plataforma.
2- Shopee Live é um recurso que permite que influenciadores hospedem streams ao vivo de compras, e que aumentou ainda mais a popularidade do aplicativo.
3- Durante o festival de compras 11.11 (também conhecido como Single’s Day), a Shopee conseguiu vender mais de 200 milhões de itens ao longo de 24 horas.
4- As categorias de produtos mais populares da Shopee incluem moda, casa e moradia e beleza. Todos os seus produtos devem estar de acordo com as leis de venda de cada país.
5- Lançado em 2015, a Shopee cresceu e se tornou o principal mercado online do Sudeste Asiático. Aliás, só em 2020, ela gerou US $ 1,78 bilhão em receita.
6- Os chamados jogos casuais atraem o público brasileiro como nenhum outro na América Latina. Games simples e que são aparentemente fáceis de ganhar. Ferramenta essa explorada com vigor pela Shopee, que vincula estes jogos a prêmios, recompensas em moedas e códigos promocionais para engajar o usuário na compra.
E aí? Entendeu um pouco mais sobre esse canal de vendas? Vai
montar sua loja na
plataforma? Tirou suas conclusões se vender na
Shopee vale a pena? Então, o que acha de
centralizar a gestão das operações dos seus canais de vendas em um único sistema?
Conheça o hub integrador de marketplaces da Hubsell.
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